quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FESTA DE HALLOWEEN???

O Halloween é uma festa muito comum nos EUA e Europa e é celebrada no dia 31 de Outubro. A comemoração veio dos antigos povos bárbaros Celtas, que habitava a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos. 

Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, segundo um antigo ritual, para eles os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante a noite, e queriam, entre outras coisas, se alimentar e assustar as pessoas. Então os Celtas costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar estes espíritos. 

Esse episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas e outros povos da Ilha, especialmente através de S. Patrício no século IV e V; e com o grande S. Columbano no século VI. Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão, em uma festa religiosa. Esta estratégia religiosa foi ensinada por S. Leão Magno e S. Gregório Magno. Ela passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado, deveria honrar os santos, daí veio o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos. 

Mas, a tradição entre estes povos continuou, e além de celebrarem o Dia de Todos os Santos, os não convertidos ao Cristianismo celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com comida. A noite era chamada de “All Hallows Evening”, abreviando-se, veio o Halloween. 

Vemos assim que a tradição de comemorar as bruxas ou outros espíritos, não é cristã e deve ser evitada, ainda que tenha apenas uma conotação folclórica. Devemos, sim, celebrar  o dia de todos os Santos.  Esses são reais e verdadeiros, são modelos de vida para nós e, diante de Deus intercedem por nós sem cessar.

É bom lembrar a recomendação de São Paulo: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.  Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?” (1 Cor 10,19-22) 

Não dá para sermos de Deus e participarmos de atividades que vão radicalmente contra a fé cristã. É por isso que o jovem precisa ter a coragem de dizer: Não! Eu não vou a este tipo de festa ou eu não participo de tal atividade.
É preciso resistir à tentação de aderir àquele grupo ou se deleitar naquela diversão e aproveitarmos a ocasião para darmos testemunho do que acreditamos.
Eu preciso ter coragem de dizer aos meus amigos que não vou me fantasiar no Halloween, que não há condições de eu me vestir de bruxo, vampiro, diabo, alma penada ou até mesmo de personagens públicos que simbolizam um mal específico (terrorismo, desonestidade, sadismo, etc.)
Halloween é uma divertida celebração ao mal. Não tem como alguém participar de uma festa assim sem de alguma forma se prejudicar, acaba por manchar a própria mentalidade.
É a força que Deus plantou no coração jovem que transformará essa realidade, quando ele disser: Por hoje, não! Por hoje eu não vou prestar um culto ao mal. Eu não festejarei o dia das bruxas.
É preciso celebrar o que é bom, a paz, a alegria, a amizade, a vida...
A minha festa, a minha alegria, a minha celebração é para Deus.'Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra, servi ao Senhor com alegria... Entrai pelas suas portas rendendo graças, em seus átrios louvando-o; celebrai-o, bendizei o seu nome. Pois o Senhor é bom...' Salmo 100. 



IGREJA CATÓLICA 
EXORTA A VESTIR-SE DE SANTOS NO HALLOWEEN

Londres, 13 out (RV) - A Igreja Católica na Inglaterra fez um convite às crianças, para que se vistam de santos, ao invés de bruxas e diabinhos, na popular festa de Halloween, no final deste mês.

São Jorge, Santa Lúcia, São Francisco de Assis ou Santa Maria Madalena poderiam ser as escolhas mais populares para as crianças, segundo indicações da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales. As crianças deveriam recortar abóboras, dando-lhes um aspecto sorridente ao invés de assustador, e pintar cruzes no peito, ao invés de pintar o rosto de preto ou branco, ou usar máscaras que aterrorizem, afirmam os bispos.

Os prelados querem que os cristãos reconheçam a origem religiosa do Halloween, que passou a identificar-se com uma noite de bruxas, mas tem, segundo eles, origem religiosa já que nasceu de uma antiga expressão inglesa "All Hallow's Eve", ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos.

"É hora de recordar aos cristãos o que é, realmente, Halloween" – disse o bispo de Arundel e Brighton, no sul da Inglaterra, Dom Kieran Thomas Conry, citado hoje, pelo jornal Daily Telegraph.

Aos adultos, os bispos recomendam que coloquem luzes e velas nas janelas de suas casas, para indicar que "Cristo é luz para todos nós".

Halloween celebra-se, principalmente, na noite de 31 de outubro, e tem uma dupla origem: pagã, como festividade celta do Samhain; e cristã, pela festa de Todos os Santos.  





Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 Comentario "FESTA DE HALLOWEEN???"

Anônimo disse...

Bando de doido kkkkkkkk só deus , o mal ta na cabeça de cada um (fim de papo.)