quinta-feira, 21 de junho de 2012

JOVEM, NÃO TENHA MEDO DE SER JOVEM!




A juventude dos últimos tempos tem sido banalizada pela tecnologia e pelo mundo perdendo seus valores naturais e próprios. Valores esses, que já contribuíram para o crescimento da sociedade, mas estão em extinção, pois a juventude atual prefere jogar vídeo game, acessar as redes sociais e ficar na internet, do que lutar pelo seu ideal e lutar por um futuro melhor.

O venerável Papa João Paulo II era conhecido por ser o ‘Papa dos Jovens’ tornando sua vida papal inteiramente dedicada ao jovem na igreja. Em uma de suas encíclicas mais famosas, denominada Carta aos Jovens: Santos de Calça Jeans, ele mostra como devem ser os santos da atualidade, e também nos mostra que os mesmos não devem sair de mosteiros, seminários e conventos, mas sim de colégios, serviços e, por que não, das ruas.

E com a frase: “Viva no mundo, saiba saborear as coisas do mundo, porém não sejas mundano!”, ele conquista o coração de muitos jovens, pois o jovem que não vive no mundo, não é jovem.

Hoje, esses mesmos jovens que tranquilizaram seus corações com o papa da juventude, estão com medo do mundo, devido à grande violência que vem aumentando nas ultimas décadas. Mas não é só a violência que afasta o jovem da sua missão eclesial, temos, também, o comodismo que a sociedade contemporânea trouxe das revoluções passadas e a tecnologia mal utilizada, sendo essa a maior armadilha contra o progresso de juventude cristã.

O atual Papa Bento XVI chama todos os jovens, não para ser o futuro da Igreja, mas sim o presente dela. Sua união e força para essa instituição religiosa mostram, nos últimos tempos, uma decadência fazendo com que o Papa decretasse que a prioridade da Igreja Católica Romana seja a juventude e seus valores.

A partir de então, muitos jovens no mundo inteiro começaram a se movimentar, fazendo o sonho de um papa do passado, uma realidade atual. Foram formados vários tipos de grupos, tanto a nível paroquial, quanto a nível regional e, até nacional. Alguns grupos em caráter único, como a Renovação Carismática Católica, que vem fazendo um excelente trabalho com a juventude, assim como grupos de caráter religioso, como a Juventude Palotina, que busca imitar a Cristo segundo o carisma de São Vicente Pallotti.

Esses jovens que mostram suas garras para o mundo, não tem medo de ser jovem. Eles mostram, a cada dia, que podem mudar o mundo sendo mensageiros do evangelho de Jesus Cristo.

São Vicente Pallotti, um grande imitador e seguidor de Cristo, nos chama a ser trombetas do evangelho, pois as trombetas são instrumentos que irritam os ouvidos, e se é pra incomodar, que seja com a Palavra de Deus em meio a uma sociedade onde o mundo perdeu seus próprios valores e tenta resgatá-los em coisas supérfluas e materialistas.

Seja você também uma ‘trombeta do evangelho’, anuncie a todos que Jesus é nosso Senhor e Salvador, pois o apóstolo Paulo nos diz: ‘Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho’ (1Cor 9, 16).

Fonte: blog meu jeito amador de pensar

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 Comentario "JOVEM, NÃO TENHA MEDO DE SER JOVEM!"

Anônimo disse...

Todos nós estamos sujeitos a enfrentar problemas,tribulações e guerras,mas se tivermos fé,alegria,coragem,confiança,santidade,palavra profética,perseverança em Deus podemos vencer todos os obstáculos.