quinta-feira, 21 de junho de 2012

AS CARACTERISTICAS DE BASE DA IGREJA DE JESUS CRISTO



Toda a nossa vida cristã gira em torno de Cristo, centro e razão da nossa fé. Por excelência, Ele nos deixa como herança recebida por Pedro, onde o próprio Cristo diz: “Pedro, tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” (cf. Mt 16, 18-19), a Igreja, apresentada como sua esposa no Apocalipse de São João (21,9).

A Igreja tem quatro características de base, que sem as mesmas ela deixa de ser Igreja de e fundada por Jesus Cristo em sua época. Essas características são: MISSÃO, ORAÇÃO, CARIDADE e MARTÍRIO. Suas características são geradas como se fosse “herança genética” do próprio Cristo que foi caracterizado dessa forma.
]
Cristo foi MISSIONÁRIO, quando aos 30 anos começa sua vida publica realizando sinais e prodígios como indicio da presença de Deus no meio do povo. Foi, também, quando selecionou os doze discípulos (cf. Lc 6, 12-16) que estaria consigo por três anos e dariam continuidade, após Pentecostes (cf. At 2, 1,13), às suas obras de salvação. Outro trecho bíblico que mostra Jesus Missionário foi quando envia os doze para anunciar a Boa Nova a todas as criaturas (cf. Mc 16,15). 

Cristo foi, também, ORANTE. A todo o momento em sua vida terrestre esteve em contato com o Pai (cf. Jo 17, 1-4), seja só, seja com os discípulos (cf. Mt 17, 1-12). O que mais marca a religiosidade de Cristo foi as suas retiradas, que ocorriam logo após de um sinal. Antes das refeições, Ele também rezava, dando graças ao Pai pelo alimento, e por meio disso, conseguiu multiplicar cinco pães e dois peixes para mais de cinco mil pessoas (cf. Jo 6, 1-15).

Cristo foi CARITATIVO. Sendo Ele, o Verbo de Deus encarnado para a salvação humana (cf. Jo 1, 1-14), por conseqüência é a própria caridade, é o próprio amor (cf. 1Jo 4,8). Não mostrando isso só em palavras, mostrou muito bem e melhor em atos, como quando salvou a samaritana no poço de Jacó (cf. Jo 4, 5-42), ou quando amou a prostituta que seria apedrejada em sua frente (cf. Jo 8, 3-11).

E Cristo também foi MÁRTIR. Vivendo inteiramente na verdade, e sendo a verdade, morreu crucificado sem culpa alguma (cf. Jo 19, 17-18.30), um cordeiro imolado sem nenhum defeito.
 
 
Por isso, nós como Igreja somos convidados a ser MISSIONÁRIOS, ORANTES, CARITATIVOS e MÁTIRES, pois, assim como a corpo recebe os estímulos da cabeça, Cristo que é a cabeça da Igreja (cf. Ef 4, 15-16) nos estimula a ser cada vez mais co-responsáveis por sua obra de salvação.
 
 

Fonte: Blog: Meu jeito amador de pensar
 

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "AS CARACTERISTICAS DE BASE DA IGREJA DE JESUS CRISTO"