A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.
“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.
Diante desta realidade, ele afirma que o programa de ação não é novo: a resposta está na experiência do encontro com Jesus Cristo. “Um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”, explicou di Franco, recordando posturas e discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI no diálogo com a sociedade contemporânea. Para ele, está aí o cerne da comunicação institucional da Igreja.
da santidade é o segredo da força do
marketing do papa. Essa atitude deve ser a resposta da Igreja para a
demanda reprimida que a sociedade tem por religiosidade. “A Jornada
Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil, depende de
cada um de nós aqui hoje, para que a proposta cristã entre na agenda
pública. E isso exige profissionalismo, e não amadorismo. Não duvidemos,
a comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua
identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É
necessário investir em recursos humanos e no profissionalismo. É aí que
está a diferença: não é o suporte tecnológico, mas é a competência de
seus quadros. Não podemos sucumbir ao amadorismo”
O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.
Durante a abertura do evento, houve o lançamento oficial da logo da pastoral.
O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.
Durante a abertura do evento, houve o lançamento oficial da logo da pastoral.
Fonte: CNBB
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