terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

XXIII Assembléia COMIRE Regional Nordeste IV

 Aconteceu de 05 a 08 de fevereiro de 2015 na Paróquia N. S. da Conceição de Luiz Correia, na comunidade Coqueiro, a XXIII Assembléia do COMIRE Regional Nordeste IV da CNBB, onde reuniu representantes entre padres, religiosos, religiosas e leigos das oito dioceses do Estado do Piaui: Parnaíba, Campo Maior, Teresina, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurguéia e contou com a presença de Dom Eduardo Zielski, bispo referencial da missão no Piauí, do Pároco Pe Marcelino, da paróquia acolhedora e Pe Oscar, padre referencial da missão na Diocese de Parnaíba. O tema da Assembléia foi “Missão e cooperação missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil”.
 
  Dentro da programação os participantes tiveram a oportunidade de fazer um passeio turístico para conhecer as belezas do Delta do Parnaíba e participaram da Celebração Eucarística com a comunidade local na Capela de Nossa Senhora do Livramento, após caminhada pelas ruas daquela localidade.


 Participantes da XXIII Assembléia COMIRE Regional Nordeste IV

Participantes da XXIII Assembléia COMIRE Regional Nordeste IV

Dom Eduardo Zielski, bispo referencial da missão no Piauí
 O encontro refletiu sobre  os desafios contemporâneos da missão e a cooperação missionária que devemos intensificar. Os serviços recíprocos entre as igrejas particulares e oferecer algo original e importante. Lembramos ainda que já foram realizados esforços missionários que podem aprofundar e devem se ampliar. Que devemos formar-nos como discípulos missionários sem fronteiras na contínua doação de si. A cooperação missionária é fruto da animação missionária e a participação se realiza pela comunhão espiritual: oração e testemunho de vida e pela ação do Espírito Santo; Comunhão de bens: ajuda material e Entrega de vida, pois sem missionários não há missão.
A maturidade eclesial é consequência da abertura missionária. O primeiro compromisso é formar discípulos numa espiritualidade de ação missionária. "Quando vivemos a mística de nos aproximar dos outros para fazer o bem, nos abrimos para o dom de Deus".
O subsídio estudado enfatizou ainda que os sujeitos da cooperação e animação missionária é todo povo de Deus: Diocese, paróquias, bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e leigos.
E por fim sobre os organismos que articulam e organizam às iniciativas  ligadas à missão "ad gentes" que tem como competência providenciar os missionários e organizar os planos de ações.
 
informações: Tatiana - COMIDI - Diocese de Parnaíba

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "XXIII Assembléia COMIRE Regional Nordeste IV"