terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

APRESENTADO 'DIRETÓRIO HOMILÉTICO', UM AUXÍLIO PARA AS HOMILIAS DOS SACERDOTES

Imagem: Paulo pregando em Atenas
O documento apresentado esta terça-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé intitula-se “Diretório Homilético”, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
São 156 páginas nascidas para ser um auxílio aos sacerdotes em suas homilias. Trata-se de um trabalho veementemente querido pelo Papa Francisco.
“A homilia deve ser uma pregação breve e não parecer uma conferência ou uma aula.” A passagem da Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco, bem como as homilias da manhã na Casa Santa Marta, impulsionam um trabalho que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos já havia iniciado a convite do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em 2005, com base também na Exortação “Sacramentum caritatis” de Bento XVI.
O Diretório Homilético é, em primeiro lugar, um suporte eficaz para os sacerdotes com indicações práticas para o Advento e para o Tempo da Quaresma, e para o caso de celebrações onde estão presentes também não católicos ou pessoas que não vão habitualmente à Missa, como se dá, por exemplo, nos matrimônios e funerais.
O documento foi apresentado, na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah:
“É preciso uma formação não somente intelectual, mas uma formação espiritual, porque não bastam as palavras para comunicar Deus. A homilia deve expressar a vida do sacerdote, que vive em contato permanente com Deus. A homilia se prepara rezando. Quando alguém fala daquilo que verdadeiramente vive, estou certo de que o povo escuta.”

 Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "APRESENTADO 'DIRETÓRIO HOMILÉTICO', UM AUXÍLIO PARA AS HOMILIAS DOS SACERDOTES"