sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paixão de Cristo 2014 - 20 anos da encenação sobre a morte e ressurreição de um homem chamado Jesus.


Neste ano a encenação da via-sacra um "homem chamado Jesus", realizado pelo grupo PES (Perseverantes do Espirito Santo) e ASCAP (Associação sócio cultural amigos Perseverantes) completa 20 anos. O espetáculo acontece ao lado da Matriz de São Sebastião no dia 18 de abril (sexta-feira santa) às 18:30h. 
Também fazendo parte do calendário religioso da semana santa, a tradicional procissão do fogaréu, no dia 16 de abril (quarta-feira santa), que simboliza a procura e  apreensão de Jesus pelos soldados romanos nos monte da Oliveira. A procissão sai da Matriz de São Sebastião logo após a santa missa das 18h. Quem os fiéis que participarem desse momento de reflexão levar velas, lampiões e lamparinas.

Um fato  expressada pela equipe de organizaçãose destaca nesse 20º ano da encenação da paixão de Cristo, que é a falta de patrocínio, forçando a organização a decidir que  este ano será a ultima apresentação da via-sacra "um homem chamado Jesus"


Confira o desabafo da organização


"SEI QUE OFENDEREI ALGUNS, tenho que desabafar!

A ULTIMA APRESENTAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO DE PARNAIBA
O artista defende a cultura, mas a cultura não apoia ao artista! Os políticos só surgem nas vésperas das campanhas, e empresário exige que tenha eventos culturais na cidade mais não patrocina quem faz,....
Estamos falando da situação que se encontra os artistas e produtores que fazem a PAIXÃO DE CRISTO DE PARNAIBA.

Evento que este ano faz 20 anos, é prestigiado por mais de 20 mil pessoas por apresentação; que é preparado por 03 meses e é composto por mais de 250 pessoas (artistas, voluntários , atiradores do tiro de guerra, voluntários e familiares deste); evento que fomenta a cultura local, promove a evangelização e concretiza atrativos para o turismo na região.
“Além do e aspecto espiritual /religioso, é também turístico e econômico haja vista que a cidade no dia do evento recebe milhares de pessoas do entorno do da cidade , gerando renda e serviço para cidade”.

Mais diferente de algumas cidades do Brasil, que tem neste evento uma grande oportunidade para movimentar o turismo a exemplo de Teresina, Floriano, Timon, Oeiras,... recebem grande apoio do Governo do Estado, do Município e da classe empresarial, trazendo artista de renome nacional, fazendo de tudo para que seja um evento marcante.

Basta pesquisas na internet ou ver divulgações na TV e jornais.

Parnaíba tem belíssimos pontos turísticos, muitas pessoas estão vindo morar e essas pessoas exigem mais cultura, mas laser, ...mas falta os que dizem autoridades no assunto, marcarem presença e reconhecerem o trabalho.

Um evento deste porte exige muita estrutura e mão de obra especializada;
O apoiar que se fala não é apenas palco e som, mas recurso financeiro para comprar tecidos, malhas, para a confecção de figurinos; comprar material para a composição dos cenários; filmagem; iluminação; aluguel de equipamentos, aluguel de carros; divulgação do evento, confecção de cartazes, panfletos, faixas, out door; confecção de camisetas promocionais, e outros, NÃO ESQUECENDO QUE quando se pensa em trazer artista globais o montante é considerável;

Esse desabafo se faz pois dia 16 de abril (quarta-feira)0 será a procissão do fogaréu e 18 de abril será a ultima apresentação oficial da Paixão de Cristo, realizada a mais de 20 anos pelo Grupo PES e pela ASCAP (Associação sociocultura amigos perseverantes de Parnaíba), que com alguns arranjos, criatividade e respeito aos que reconhecem o trabalho ainda iram apresentar este anos.

Faltam apenas 01 semana para a realização do espetáculo da Paixão de Cristo de Parnaíba, um evento tradicionalizado e reconhecido pela população, DEVERIA SER UMA GRANDE FESTA, COM LANÇAMENTO, COBERTURA DA IMPRENSA, APOIO INTEGRAL DA SUPERITENDENCIA DE CULTURA E DA FUNDAC, mas o que se ver é o encerramento de mais um ato cultural que por insistência estava crescendo e dando certo.

E até a presente data, não se tem noticias de apoio logístico ou financeiro, pois parece que esse evento não tem tão importância a exemplo do carnaval e dos folguedos (ou mais precisamente das quadrilhas ou escolas de samba apadrinhada pro vereadores).

Infelizmente neste período existe um silencio uma indiferença por parte dos gestores e dos políticos que dizem fazer de tudo pela cultura local,
Enquanto é gasto um absurdo com coisas menos importante,
O grupo ao solicitar patrocínio de determinados vereadores na cidade recebem o não, pois os mesmo estão comprometidos com “A SUA QUADRILHA”, e não seria possível ajudar,
mas existe caso em que fica a promessa de apoio, e é solicitado que volte depois, ...depois de muitas idas, muitos chá de cadeira, ou volte amanhã, se RECEBE UM PATROCINIO DE 20,00 ( vinte reais ) desde que o grupo que realiza o evento coloque o nome do referido vereador no telão que será exporto durante a apresentação, PODE UM NEGORCIO DESSE! Parece que estamos pedindo esmolas para fazer arte e cultura em nossa cidade!

Não esquecendo que após montar um projeto e fazer um oficio e encaminhar nas empresas e instituições para solicitar um apoio financeiro, chegamos a receber 03 metros de TNT como patrocínio, ou não ouvimos: infelizmente nossa cota foi gasta com o carnaval, não vai dá; esse tipo de apoio deve ser da prefeitura ou da FUNDAC,
E falando em FUNDAC, quando é que ela vai chegar de prática e de fato em Parnaíba, pois já estamos cansados de reuniões e promessas pré eleição e nada de concreto.
não conseguimos realizar o evento com recurso oriundos apenas de bingos ou doação de amigos, fica aqui a indignação.

MUITO FOI PROGRAMADO PARA ESSA FESTA DE 20 ANOS, muito foi abortado."

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Paixão de Cristo 2014 - 20 anos da encenação sobre a morte e ressurreição de um homem chamado Jesus."