terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Igrejas Orientais celebram, nesta terça-feira, o Natal do Senhor


O Papa Francisco dirigiu nesta segunda-feira, 6, uma saudação às Igrejas Orientais por conta da celebração de Natal que acontece nesta terça-feira, 7, pedindo que o “Deus encarnado as sustente e conforte na provação”. As comunidades eclesiais do Oriente seguem o calendário Juliano e se preparam para festejar amanhã o Natal do Senhor. 

Neste ano, em particular, a celebração natalina na Rússia será comemorada em tom de respeito devido aos violentos atentados ocorridos nos dias passados em Volgograd, sul do Cáucaso. O docente do Pontifício Instituto Oriental de História e Cultura russa, Padre Stefano Caprio, explicou como a acontecem as celebrações natalinas na região. 

“A festividade é uma festividade cristã, ou seja, as simbologias são aquelas comuns a todas as Igreja cristãs: o jejum antes do Natal, que corresponde à tradição latina do Advento – um pouco mais forte como experiência de abstinência e jejum – e a noite de Natal que será festejada entre o dia 6 e 7 de janeiro, porque corresponde ao 25 de dezembro do calendário gregoriano. E sendo um pouco depois do Ano Novo – isto é devido ao fato que a nível civil a Igreja russa e também de outras nações, onde os ortodoxos celebram no dia 7 de janeiro, mantém para as festividades civis o calendário gregoriano – a do Natal é assim uma festa que segue os grandes festejos do Ano Novo. Existe este contraste entre o jejum eclesiástico e a riqueza da festividade do Ano Novo com as ceias, as vigílias e tudo mais”, esclareceu.

Segundo o padre, a Igreja Ortodoxa está esperando o Santo Natal e a chegada da luz de Belém como é tradição: "o fogo de Belém será aceso na Igreja da Natividade; os russos, sobretudo, são muito ligados a esta tradição". A nível civil existe uma grande ebulição para a manifestação das Olimpíadas de Sochi – e que deram a este inverno russo um tom de grande desenvolvimento. Por outro lado, explicou padre Stefano, existe um ambiente bastante triste em função dos últimos atentados terroristas que criou um clima de grande participação emotiva. 

A celebração do Natal nas Igrejas Orientais é antecedida pela Solenidade da Epifania – “manifestação de Jesus à humanidade no rosto dum Menino”, – na Igreja ocidental. Na Missa desta segunda-feira, 6, o Papa Francisco afirmou que os Magos são como sábios companheiros de estrada. “O seu exemplo ajuda-nos a levantar os olhos para a estrela e seguir os anseios grandes do nosso coração”, afirmou o Pontífice.

Fonte: Canção Nova 

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Igrejas Orientais celebram, nesta terça-feira, o Natal do Senhor"