segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DE QUEM DEVE SER O COMPROMISSO DE PREPARAR E FORMAR MEU FILHO PARA RECEBER PELA PRIMEIRA VEZ O CORPO DE CRISTO?

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.
Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catecismo".


A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. Os Bispos da América Latina reunidos em Santo Domingo (1992) nos disseram": "Damos graças a Deus pelos esforços de tantos e tantas catequistas que cumprem seu serviço eclesial com sacrifício, selado, às vezes, com suas vidas. Contudo, devemos reconhecer como pastores que ainda há muito por fazer.

Existe ainda muita ignorância religiosa, a catequese não chega a todos e muitas vezes chega em forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou puramente intelectual, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes" (DSD, Todo cristão que aceita Cristo por inteiro, esse é o verdadeiro cristão balizado, ele é responsável, em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.

Administração da santíssima eucaristia a crianças
Para que recebam a santíssima eucaristia, as crianças devem ter suficiente conhecimento e cuidadosa preparação, de modo que possam compreender o mistério de Cristo, de acordo com sua capacidade, e receber o Corpo do Senhor com fé e devoção (cf. cân. 913, §1).
Contudo, em perigo de morte, pode-se dar a sagrada comunhão a crianças que saibam discernir o Corpo de Cristo do alimento comum e reverenciar a santíssima eucaristia (cf. cân. 913, §2).
Como regra geral, a eucaristia deve ser ministrada a crianças em torno dos nove anos de idade.Antes de receberem a eucaristia, as crianças confessarão individualmente. Para que o primeiro contato com o confessor seja realizado em clima de confiança, o confessor deverá encontrar o tempo necessário para acolher e escutar cada criança. É recomendável que se faça uma celebração para dar ênfase a este momento de reconciliação, cujo sentido profundo se encontra na morte e ressurreição do Senhor (cf. Ritual da Penitência).

Preparação das crianças para a eucaristia
É responsabilidade do pároco evitar que recebam a eucaristia crianças que não estiverem devidamente preparadas e para isso dispostas (cf. cân. 914). Os párocos, enquanto educadores da fé (PO, 6), não descuidarão de uma atividade catequética bem estruturada e bem orientada (CT, 65). Cuidarão da escolha de CATEQUISTA preparados e de sua formação permanente.
Preparar as crianças para a vida eucarística é dever, também, dos pais ou responsáveis e da COMUNIDADE .As crianças que se preparam para a eucaristia deverão receber também uma sólida formação para o sacramento da reconciliação.

Objetivos e metodologia

A catequese da eucaristia não tem finalidade apenas sacramental, mas visa a um processo contínuo na vida cristã. Por isso, ela deve focalizar a atenção das comunidades no processo catequético, e não só na recepção do sacramento, ou na “primeira eucaristia”. Mais do que preparar para a “primeira” eucaristia, esta catequese prepara para a vida eucarística, a fim de que, “reunidos pelo Espírito num só corpo, nos tornemos em Cristo um sacrifício vivo”, para o louvor da glória de Deus (Oração Eucarística IV).A catequese da eucaristia destina-se a introduzir as crianças de modo orgânico no mistério da Páscoa, na ceia eucarística e na vida da Igreja, proporcionando-lhes uma preparação imediata para a celebração dos sacramentos  (cf. CT 37). Para isto, deve: 

I. Utilizar as modernas orientações da pedagogia, nas quais a criança é sujeito do processo formativo.
II. Usar linguagem acessível às crianças.
III. Partir dos textos bíblicos, das celebrações litúrgicas e da vida da criança, segundo sua própria psicologia.
IV. Utilizar recursos didáticos apropriados para explicitar a fé, com destaque para a união entre fé, vida e celebração.
V. Apresentar Jesus Cristo como o “pão vivo, descido do céu”, Aquele que mata a fome do sentido da vida.
VI. Mostrar o sentido e a dimensão vital dos sacramentos, especialmente da Eucaristia.
VII. Comunicar às crianças a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem (cf. CT 37).
VIII. Introduzir as crianças na preparação e na participação das liturgias da comunidade.
IX. Despertar atividades que motivem a inserção na vida da Igreja.
X. Estimular o gosto pela oração individual e comunitária.


Diante da proclamação do ano da fé  no último dia 11 de outubro 2012, até 24 de novembro de 2013, pelo Papa Bento XVI. Vemos sua preocupação sobre a vivência da fé dos cristãos católicos hoje. Diante disso, novamente a catequese é colocada no centro da formação e do amadurecimento desta fé. É na catequese da iniciação cristã onde o catequista tem o trabalho de mostrar através da catequese de base quem é Jesus cristo, o nosso compromisso com Deus pai, o conhecimento da fé e da doutrina da  igreja de Cristo Salvador. É um trabalho, como diz o texto acima, deve ser realizado por catequistas preparados para transmitir  a palavra de Deus, transmitir sua fé amadurecida à crianças, jovens e até mesmo adultos que ainda não reacenderam o crescimento na fé e tão pouco não conhecem o propósito de jesus Cristo para o homem.
Um dos fatos que nos chama atenção e originou este momento de reflexão sobre "E QUEM DEVE SER O COMPROMISSO DE PREPARAR E FORMAR MEU FILHO PARA RECEBER PELA PRIMEIRA VEZ O CORPO DE CRISTO?" E que acontece em muitas Paróquias e dioceses e podemos ver isso constantemente, a aplicação da catequese da iniciação cristã, a preparação de crianças para receber a 1ª eucaristia em escolas que não possui nem um vinculo com a igreja católica. Isso nos preocupa e nos faz a seguinte indagação, será que estas crianças estão recebemento corretamente a orientação, a formação, a preparação conforme o que pede a santa igreja, para o amadurecimento da fé?
Por isso para o melhor discernimento da iniciação cristã nas familias católicas é necessário que os pais busquem sempre a orientação na comunidade católica mais proxima, quando o assunto é a formação da criança na iniciação cristã.
Diante deste fato inusitado algumas paróquias e até mesmo dioceses, podem está andando na contra mão do ano da fé, quando se adere a formação de crianças para a 1ª eucaristia em escolas, podemos dizer que superficialidade dos ensinamentos catequéticos e das formações doutrinais conforme orientações do catecismo da igreja católica.


Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "DE QUEM DEVE SER O COMPROMISSO DE PREPARAR E FORMAR MEU FILHO PARA RECEBER PELA PRIMEIRA VEZ O CORPO DE CRISTO?"