Em
2009, o rio Negro atingiu a marca de 29,77m acima do nível normal.
Nesta quarta-feira, 19/05, o rio ultrapassou em um centímetro a sua
marca histórica. Apesar das estimativas de que o ritmo de cheia comece a
diminuir nos próximos dias, a situação é preocupante nas 52 cidades do
Amazonas que decretaram estado de emergência, inclusive em Manaus.
A capital possui pelo menos 20 mil famílias afetadas pelas inundações. Em muitos bairros, casas foram completamente submersas, inclusive na área central da cidade. Pontes de tábua são improvisadas na periferia e no Centro de Manaus. A Avenida Eduardo Ribeiro, uma principais da capital, está alagada, com o tráfego de veículos interditado desde segunda-feira (14).
Tal cenário levou a Arquidiocese de Manaus e a Cáritas Arquidiocesana a lançar no início do mês a Campanha “S.O.S. RIBEIRINHOS”, com o objetivo de atender às famílias, atingidas pela enchente nos municípios localizados em área de várzea, que ainda não receberam auxílio e que estão em situação de difícil acesso.
Na mobilização, cada paróquia da região está disponibilizando um espaço para receber doações que serão depois recolhidas e enviadas aos municípios atingidos. A Campanha aceita doações em dinheiro e em materiais, especialmente alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza, material de construção, redes de dormir, roupas de cama e de banho, filtros de barro e água mineral.
Banco do Brasil
Agência 1862-7
Conta Corrente 7570-1
BRADESCO
Agência 3739
Conta Corrente 15.956-5
As doações em materiais diversos podem ser entregues em todas as paróquias da Arquidiocese de Manaus, ou na sede da Cáritas Arquidiocesana. Doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas citada a acima.
fonte: CNBB
0 Comentarios "Cheia do Rio Negro atinge nível recorde. Arquidiocese de Manaus e Cáritas promovem campanha de apoio aos ribeirinhos."
Postar um comentário