sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Fè e compromisso


 

O mundo está cheio de cristãos que recitam muito as palavras do credo, mas as põem muito pouco em prática. Ou de eruditos que compartimentam a teologia em uma séria de possibilidades, sem que essa erudição, depois, se reflita concretamente na vida, ASSIM FALA O Papa Francisco. É um risco que, há dois mil anos, São Tiago já temia .

Foi o Papa Francisco que falou assim quando se referia que a fé deve nos levar a assumir um compromisso.  A fé sem frutos na vida, a fé que não dá fruto nas obras, não é fé, assim nos fala o Papa Francisco.
 E ele continua dizendo: Também nós nos enganamos às vezes sobre isto: Mas eu tenho muita fé, ouvimos dizer, eu acredito em tudo, tudo...Mas a pessoa que diz isso leva uma vida morna.

A sua fé é como uma teoria, mas não é viva na sua vida. O apóstolo Tiago, quando fala da fé, fala precisamente da doutrina, do conteúdo da fé.

 Podemos conhecer todos os mandamentos, todas as profecias, todas as verdades da fé, mas, sem a prática, de nada serve. Podemos recitar o credo teoricamente, também, sem fé, e há muita gente que faz isso.
Até os demônios conhecem muito bem o que se diz no credo e sabem que é verdade. Saber em que se deve crer ainda não significa que a pessoa tem fé.
 Se a pessoa pensa que a fé é um sistema de ideias ideológicas, também no tempo de Jesus havia gente assim.
O São Tiago nos fala: “Crês que há somente um Deus? Fazem bem, Até os demônios o creem e tremem diante dele”.
O Papa explica quando fala: que os demônios, não tem fé, porque ter fé não é ter um conhecimento, mas acolher a mensagem de Deus trazida por Cristo.
 Os cristãos que pensam a fé como um sistema de ideias, ideológico, também no tempo de Jesus havia gente assim. 
Mas o Papa lembra que tem pessoas que não conhecem a doutrina, mas tem uma profunda fé. Lembra a mulher cananeia, que, com sua fé, chora pela cura da filha vítima de uma possessão, e a samaritana, que abre o seu coração porque encontrou não verdades abstratas, mas o próprio Cristo.

A fé sempre leva ao testemunho. A fé é um encontro com Jesus Cristo, com Deus, e leva ao testemunho.

É isto o que o apóstolo quer dizer: uma fé sem obras, uma fé que não nos compromete, que não nos leva ao testemunho, não é fé. São apenas palavras e nada mais do que palavras. Os apóstolos pediram ao senhor: aumente a nossa fé.

Estes apóstolos que presenciaram o grandes milagres e ensinamento de Jesus, perceberam que fé deles era pequena. Assim também nós precisamos constantemente pedir que o Senhor aumente a nossa fé.

Por isso precisamos também o testemunho dos outros que estão vivenciando a fé.
Também nos dias de hoje temos milhares de pessoas que deixam a própria terra, casa e família porque não estão abdicando da fé.
 São milhares de pessoas que atualmente no Iraque estão fugindo porque não querem negar a fé que receberam dos antepassados.
Estão fugindo de uma terra onde desde dos tempos bíblicos o povo vive a fé cristã e agora estão sendo perseguidos e torturados pelas milícias dos muçulmanos .
Nós geralmente não estamos sofrendo por causa de nossa fé, será que por isso às vezes nos falta o testemunho desta fé?

Firme na fé e fiquem com Deus

Fonte: Diocese de Parnaiba

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Fè e compromisso"