sábado, 8 de fevereiro de 2014

SACRAMENTOS DA EUCARISTIA E CRISMA, ONDE DEVO ME PREPARAR?

Diante de muitos desafios que a igreja passa, nos preocupamos com uma situação atual 
sobre a quem cabe a preparação de crianças e jovens para a iniciação cristã? cabe as comunidades e seus catequistas ou as escolas e seus professores?
Ultimamente tenho visto situações atípicas como preparações para o sacramentos da eucaristia e crisma, sacramentos estes que fazem parte do Rito da Iniciação Cristã, sendo ministradas em escolas como aulas, fugindo do contexto base da RICA.
Fico preocupado se realmente estas crianças e jovens estão recebendo uma preparação benéfica que possa a florescer o real valor da fé. uma Fé em comunhão com Cristo.
E após receber o sacramento será que eles vivenciam a comunidade Cristã plenamente? será que participam e entendem de fato da essência do ministério da fé na santa missa? será que realmente vivem a motivação do engajamento pastoral, tantas vezes cobradas por nossos superiores eclesiais?

É por isso que concordo que todo e qualquer Rito da Iniciação Cristã seja ministrada dentro da comunidade paroquial e não em escolas.
Com alguém que realmente viva a sua vocação catequética, tem testemunho de comunidade, que seja evangelizadora. Que seja um catequista que reflita em seu rosto a alegria, o entusiasmo, o encantamento por Jesus Cristo, seu reino e sua Igreja. capaz de Transmitir uma experiência de vida, não uma teoria, nem uma doutrina racional e vazia.
É pela alegria do catequista que os catequizandos são tocados. Esta alegria toca, convence, inflama, atrai as pessoas ao seguimento de Jesus. Quanto mais alegria, tanto mais a catequese será agradável e convincente. A alegria é sinal da fé, manifesta a experiência feita do amor de Deus e o desejo de comunicá-la. O bom catequista tem fé, competência e metodologia, mas transmite tudo isso através da alegria de catequisar.

A CATEQUESE DA INICIAÇÃO CRISTÃ É UM CAMINHO A SER PERCORRIDO, QUE NÃO CABE EM SALA DE AULA

A paróquia é o lugar onde se ensina e se vive a iniciação. A Igreja nos oferece o livro litúrgico, Ritual de Iniciação Cristã de jovens Adultos - RICA, que é fonte de ensinamento, prática e celebração da iniciação cristã.

A catequese da Iniciação Cristã é um processo através do qual a pessoa é inserida no mistério de Cristo, morto e ressuscitado, se torna discípula de Cristo e em seguida é admitida aos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia (cf. Leão Magno, De Baptismo I,1).
Os cristãos iniciados têm a identidade cristã bem definida através das convicções fundamentais que vêm da fé e o sentido da vida.

A Iniciação Cristã é um itinerário com etapas progressivas, com estudo, celebração e vivência da fé. Portanto, é um caminho a ser percorrido, cujos pontos principais são: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a vida litúrgica, a vivencia comunitária e a missão evangelizadora.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "SACRAMENTOS DA EUCARISTIA E CRISMA, ONDE DEVO ME PREPARAR?"