quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Encontro do ECC Nordeste IV

Bispo Diocesano de Parnaiba.
O encontro dos casais com Cristo ou como também conhecido : o ECC é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias que procura construir O Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmo, com os filhos , com compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
A evangelização da do matrimonio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fieis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação.
Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, Segundo a luz da Revelação, segundo o ensinamento da Igreja.
O ECC quer contribuir decisivamente para essa evangelização. Quer ser um instrumento importantíssimo dentro dessa dinâmica evangelizadora.
O encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja, em favor das famílias, que teve origem em 1970 na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo por iniciativa de Pe. Alfonso Pastore.
Nasceu da inquietude de um sacerdote que está dedicando seus quase 30 anos de vida sacerdotal a Pastoral Familiar.
Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECXC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade – assim fala o Pe. Pastore.
O ECC hoje uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em mais de 150 Dioceses.
Aqui em Parnaíba há muitos anos temos o ECC em diversas paróquias, fazendo um bem no meio das famílias.
Este fim de semana vamos ter um encontro regional do nosso Nordeste VI que compreende o nosso Estado do Piauí onde o ECC está presente em todas as Dioceses.
Centenas são os casais que vão passar este fim de semana aqui em Parnaíba para rezar e avaliar e planejar a caminhada deste belíssimo serviço que temos em todas as nossas Dioceses.
Eu pessoalmente lamento que temos ainda umas paróquias que não conseguiram se abrir para o ECC.
Creio que estão perdendo algo que poderia ajudar no crescimento da Pastoral Familiar.
O espírito missionário está presente neste serviço da Igreja que é o ECC.
Os casais estão ajudando a outros casais a vivenciar a beleza do matrimônio ou a revigorar a caminhada da vida matrimonial.
O ECC tem por objetivo ser um instrumento para que as famílias vivenciam a sua vocação familiar e matrimonial.
Feliz as paroquias que tem um ECC funcionando.
O ECC não quer ser algo paralelo da Igreja ou da paróquia, pelo contrário, quer ser fermento na massa e sal da terra.
O ECC é um despertar dos casais para uma vivencia eclesial. Onde não apenas vamos participar da santa missa no domingo, mas onde temos também um compromisso evangelizador que move as pessoas para se engajar nas mais diversas formas do anúncio da Palavra de Deus.
Será que não existem paróquias que lembram a velha cantiga: a mesma praça, os mesmos bancos e os mesmos flores...porque não conseguiram acrescentar ninguém num engajamento efetivo.
O ECC é um despertar para a vivencia da vida eclesial como discípulos e missionários.
A dinâmica de uma comunidade paroquial percebe-se no número das pessoas que estão efetivamente assumindo as mais diversas tarefas da evangelização.
Se numa paroquia tem pessoas de boa vontade, mas estão em tantas tarefas, será que não tem algo que poderia mudar nesta paróquia?
Assim queremos dar as boas vindas a todos os casais que vem de todo nosso Piauí este fim de semana para partilhar a sua fé conosco e o seu acreditar no valor da família.

Fonte: site da Diocese de Parnaiba

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Encontro do ECC Nordeste IV"