quarta-feira, 18 de julho de 2012

III CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL

  “Com os olhos fixos em jesus e os pés seguingo seu passos” 
(ir. Mirian, crb)
 
A igreja do brasil esteve reunida na arquidiocese de palma – To, de 12 a 15 julho,  para o grande mutirão de missionáriedade onde ocoreu o III CMN cujo  tema refletido foi:  “discipulado missionário: do brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do vaticano II”  e lema: “como o pai me enviou, assim eu vos envio”. O iii cmn reuniu os representantes dos 17 regionais da cnbb, das  pontifícias obras missionárias, conferência dos religiosos do brasil e da  cnbb, bem como alguns diretores nacionais das pom da argentina, venezuela, colombia e o pe. Victor del prete (representante do papa bento 16)
O congresso foi marcado com momentos de reflexões sobre as questões missionária no brasil, estudo do tema, o mesmo dividido em 2 partes a 1° sobre cristandade, secularização e secularismo com o ir. Nery, lassalista e a 2° sobre a missão no concilio vaticano ii com o pe. Paulo suess, testemunhos de missionários brasileros na missão além-fronteira, troca de experiencias, momentos de oração missionária, celebrações, animaçãoe comunhão. O mesmo foi dividido em 4 mutirõs (infância adolescência e juventude missionária, leigos(as), ministérios ordenados e religiosos) para melhor refretir o tema proposto.

O regional ne iv esteve representado com um grupo de 20 pessoas sendo 1 bispo, 2 religiosas, 2 seminaristas, 6 padre e 9 leigos vindo das 7 igrejas particulares do regional. O envio missionário dos delegados ocorreu na diocese de floriano presidida pelo bispo diocesano D. Valmir, nos da diocese de parnaíba estivos representada por 2 pessoas  (filho da paróquia nossa senhora dos remédios – buriti e lindomar assessor diocesano da IAM).     
Os congressos missionários nacionais tem como objetivo de animar a dimensão missionária “para uma igreja em estado permanete de  missão”,  bem como propor luzes para a caminhada e tampém preparar os países da ameria latina para o 9 COMLAS (congresso missionário lantino americano) e CAM 4 (congresso missionário americano) a ser realizado em novembro de 2013 na venezuela. 


Fotos/informações
Lindomar Santos
assessor Diocesano IAM
Diocese - Parnaiba

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "III CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL"