terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Juazeiro do Norte recebe 13° Intereclesial das CEBs


De 07 a 11 de janeiro a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebe a 13ª edição do encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que este ano apresenta como tema “Justiça e profecia a serviço da vida” e lema, “Romeiras do Reino no campo e na cidade” com o objetivo de compartilhar experiências e reflexões das mais diversas comunidades da Igreja no Brasil.

De acordo com os organizadores cerca de 4 mil pessoas devem participar do evento que também faz parte da programação do centenário da Diocese de Crato (CE), iniciados em outubro de 2013. Cerca de 100 bispos brasileiros também confirmaram presença no evento presidido pela Setor CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O assessor o setor CEBs, Sérgio Ricardo Coutinho, afimou ao site da Conferência que “esses dias serão importantes para consolidar e fortalecer a caminhada" das comunidades eclesiais, sobretudo, "junto às temáticas sociais”, destacando o carisma próprio das CEBs de opção pelos pobres e de evangelização que denuncia as injustiças e desigualdades da sociedade.

O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião do 13° Intereclesial em que assegura suas orações pelo encontro para que "lhes ajudem a viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira", diz a mensagem.

Francisco recorda na mensagem as palavras do Documento de Aparecida a respeito das comunidades eclesiais de base, motivando os participantes do Intereclesial a manterem viva na lembrança os ensinos da Igreja. Francisco afirma que "as CEBs são um instrumento que permite ao povo 'chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos” (DA n°.178).

No fim da mensagem o Santo Padre invoca a proteção da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, convidando a todos os romeiros e delegados participantes do Intereclesia " a vivê-lo como um encontro de fé e de missão, de discípulos missionários que caminham com Jesus, anunciando e testemunhando com os pobres a profecia dos “novos céus e da nova terra”.

O Intereclesial das CEBs
O Intereclesial é o encontro de celebração e avaliação da caminhada das CEBs. Reúnem representantes das dioceses do Brasil, outros países e de outras igrejas. Além de partilhar a vida, as experiências e as reflexões das CEBs, o Intereclesial é memória viva da caminhada da Igreja, revela com mais clareza a situação de sofrimento e resistência de nossos povos e expressa a biodiversidade de nosso planeta Terra.

A programação se insere no contexto do "Ver”, "Julgar” e "Agir”, mostrando que ao conjugar estes verbos as CEBs também estão preparadas para fazer uma avaliação dessa caminhada e uma análise crítica e frutífera dessa memória histórica.Haverá visitas às paróquias e comunidades; testemunhos de luta, desafios e esperança, momentos de celebrações, além de oficinas e plenárias que contarão com a participação de assessores/as nacionais.

Portal Ecclesia.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Juazeiro do Norte recebe 13° Intereclesial das CEBs"