quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dia dos Fiéis defuntos

Bispo Diocesano de Parnaiba.
Quando visitamos o cemitério lembramos dos nossos irmãos falecidos. Lembramos de modo especial daqueles que conhecíamos pessoalmente, nossos pais, avós e demais parentes e amigos.
Na nossa lembrança se mistura saudade e tristeza porque não estão mais no nosso meio. Isso é compreensível, porém para nós cristãos a tristeza não deve ser a última palavra, mas a esperança é que deve estar presente. Isso não é tão fácil dizer quando de repente a morte nos separa de uma pessoa amiga . Ninguém de nós ainda fez a experiência da morte. Esta experiência todos vamos ainda fazer. Que a morte sempre fique como grande mistério da nossa vida.
A cada dia que vivemos  caminhamos em direção ao último dia da nossa vida. De outro lado nos esquivamos de pensar nesta realidade. Enquanto estamos vivos estamos sujeitos a ser chamados para este último encontro. Será que não esquecemos que a morte faz parte da nossa vida?
Nada é mais certo do que nossa morte e nada é mais incerto do que  a hora e o dia da nossa morte.
Com quanto mais responsabilidade procuremos viver a nossa vida, tanto mais confiantes podemos olhar o nosso futuro.
A morte não encerra a vida, mas é o início de uma nova existência permanente.
Pensar na morte não significa viver triste, mas viver cada dia com a consciência que a vida é um dom que nos foi emprestado e todos temos uma vocação.
Sem uma vida eterna toda nossa vida terrena não teria um sentido.
Por isso a palavra de Jesus nos conforma: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Jo 11,25.
A razão da nossa esperança é Jesus Cristo. Sua morte ilumina a nossa vida e o nosso morrer. Jesus Cristo é a ressurreição e a vida para todos que já partiram, e  também para nós que temos esta experiência decisiva ainda diante de nós.
Como Cristo rezou na cruz: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito” Lc 23,43  quem vivencia a fé, assim vai ser também o seu morrer e vai sempre adequar à sua vida no seguimento a Jesus Cristo que é Senhor da vida e da morte.

Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

Missal Romano 
Oração em comemoração de todos os fiéis defuntos.
02 novembro de 2013

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Dia dos Fiéis defuntos"