domingo, 21 de abril de 2013

SÃO LONGINO - O PRIMEIRO CRISTÃO NÃO JUDEU DA HISTÓRIA

Vamos falar um pouco hoje sobre um santo muito querido, mas do qual muito pouco conhecemos, além de sua participação na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Vamos falar de São Longino, ou Longuinho, como ficou conhecido por todos nós.

Pouco se sabe da vida pregressa de São Longino, não há relatos sobreviventes de seu serviço no exército romano, de sua vida ou sua família. Mas há registros sobre a vida deste grande Pai da Igreja após a sua conversão única, aos pés da cruz de Nosso Salvador, e a melhor fonte é a Legenda Áurea (saiba mais aqui).

O relato sobre a paixão e o papel de Longino todos nós já sabemos. Era o centurião romano que perfurou o lado de Jesus, de onde minou sangue e água. Longuinho caiu de joelhos e tornou-se o primeiro cristão não judeu da história.

Longino, muitos não sabem, padecia de uma doença não determinada nos olhos. Podemos apenas conjecturar o que fosse – catarata, glaucoma, astigmatismo –, pouco importa, o importante é que o sangue e a água de Cristo o curaram instantaneamente ao tocarem em seus olhos, tendo escorrido pela sua lança (que aliás, diga-se, é um dos artefatos cristãos mais perseguidos da história, junto com a cruz, o manto sagrado, o santo sudário e o cálice sagrado).

Renunciando à sua condição de militar do império de César, foi instruído pelos apóstolos (não há relatos de que estava presente em Pentecostes) e partiu para levar o Santo Evangelho para as populações da Cesaréia e da Capadócia, onde foi responsável pela conversão de  muitas ovelhas ao rebanho de Cristo, durante 28 anos de vida apostólica.

Foi aprisionado pelo Governador provincial romano, que queria obrigá-lo a fazer os sacrifícios protocolares aos deuses pagãos romanos. Longino recusou-se. O Imperador mandou então que sua língua fosse cortada e  que quebrassem seus dentes. Por obra de Deus, depois de sofrer tudo isso, Longino ainda era capaz de falar e ,em um ato de desafio inumano, quebrou os ídolos do templo em que estava dizendo:

– Veremos se são realmente deuses!

Demônios teriam saído dos ídolos e entrado no corpo do Governador, que começou a gemer e latir. São Longino os interpelou:

– Por que vivem dentro dos ídolos?

Ao qual responderam:

– Nossa habitação é onde não se fala o nome de Cristo e nem se faz o seu sinal.

Depois disso, Longino se dirigiu ao Governador, enlouquecido, latindo e cego e falou ao seu espírito:

– Se não me matares, não serás curado. Logo assim que eu receber a morte de tuas mãos, rezarei e conseguirei para ti a saúde do corpo e da alma.

Assim foi feito. São Longino foi decapitado por ordem do Governador. Este prosternou-se em lágrimas e fez penitência, recuperando de imediato a saúde. Arrependido, o Governador, até o fim de sua vida, praticou as boas obras.

No Brasil e na Espanha, comemora-se a festa litúrgica de São Longino no dia 15 de março. A paz de Deus para todos. Salve a Santa Mãe de Deus.


Obra de referência: VARAZZE, Jacopo. Legenda Áurea: Vida de Santos. Cia. das Letras, 
2006, p. 296.
Fonte: O Catequistas

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "SÃO LONGINO - O PRIMEIRO CRISTÃO NÃO JUDEU DA HISTÓRIA"