quinta-feira, 4 de abril de 2013

'DISCÍPULOS DE EMAÚS" - Palavra do Pastor

Bispo Diocesano de Parnaiba
Um dos relatos mais belos da ressurreição do Senhor são os discípulos de Emaús como são conhecidos.
Foram homens que apostavam uma vida, longos anos de seguimento a um discipulado. Acompanharam Jesus nas grandes concentrações, na sua fala e na realização de tantos sinais que todos reconheceram como milagres.

Nunca tivemos em Jerusalém alguém que falavam com tanta convicção, ele era diferente dos nossos mestres, falava com autoridade. Tudo isso estes dois homens que caminharam para este povoado de nome Emaús, umas 15 km de distância, comentavam. Andavam de cabeça baixo, desanimado e para não dizer frustrados.

É compreensível, você gostaria ser enganado? Creio que não, ninguém de nós quer andar atrás da mentira, ninguém caminha atrás anos a fim para ser enganado. Todos buscamos certezas, buscamos a verdade.

Foi isso que estes homens estavam buscando, a verdade. Porém ficaram tão envolvido nos interesses deles, nas concepções e imaginações e especulações, que perderam rumo e direção.

Não restava mais nada para eles senão voltar, voltar para o campo ou para continuar como pescadores. Sei lá que estavam fazendo antes, o texto da escritura não revela nada sobre a vida deles antes que começaram andar com Jesus em que apostaram a vida deles.

Quem sabe se apostaram a vida deles com segundos interesses. Quem sabe se não foram estes que um dia discutiram atrás de Jesus e quando perguntou que estavam falando, ficaram um tanto envergonhados.

Por que, porque estavam discutindo quem iria ocupar os primeiros lugares no reino de Jesus.

Veja aí está um tanto a explicação porque ficaram de cabeça baixo, desanimado e frustrados. Seguiram Jesus, fizeram uma opção, mas não para serem verdadeiros discípulos, foram atrás com interesses pequenos, mesquinhos, egoístas.
Eles pensaram mais em si e com isso não reconheceram quem andou com eles e tentou até explicar as escrituras para eles.

Os ouvidos deles estavam tampadas por que pensaram somente nos próprios interesses, pensaram pequenos, perderam a visão do horizonte que tantas vezes Jesus procurou abrir para eles.

Encontraram um peregrino que andou com eles e não reconheceram, estranharam apenas que não estava atualizado com os últimos acontecimentos de Jerusalém.

Mas como todos os homens sempre tem um pedaço de positivo dentre deles, quando chegaram em Emaús, já um tanto tarde e este peregrino que andou com eles ao longo deste caminho tentando continuar, aí eles convidaram.
- Fica conosco Senhor, já está tarde. Abriram as portas da casa deles, um belo gesto de hospitalidade, eles colocaram.

E quando estavam sentados na mesa, este peregrino começou repartir o pão.
Foi na partilha que reconheceram que foi o próprio Jesus que caminhavam com eles.
Eles não reconheceram, porque estavam apenas ocupados com os problemas deles.

Mas na partilha os olhos deles se abriram e reconheceram que tiveram como companheiro da viagem o próprio Jesus Cristo.

Aí os olhos deles se abriram, mas Jesus desapareceu da vista deles.

Depois que caminharam 15 km não tiveram dúvida e na mesma hora voltaram para contar aos outros que ficaram em Jerusalém que o Senhor ressuscitou verdadeiramente.

O discípulo se transformou num missionário.
Eles na mesma hora voltaram a Jerusalém para comunicar e anunciar que ele ressuscitou verdadeiramente. Eles foram atrás dos outros, não ficaram sentados e esperando que viessem para saber da novidade, não eles foram, eles caminharam, eles anunciaram aos outros que o Senhor ressuscitou verdadeiramente.

Aí não tem tanta coisa que podemos aprender deste trecho do evangelho para a nossa vida?

Firme na fé e fiquem com Deus.

Fonte: Diocese de parnaiba

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "'DISCÍPULOS DE EMAÚS" - Palavra do Pastor"