quarta-feira, 27 de março de 2013

DOM ALFREDO CELEBRA MISSA DA UNIDADE, A MISSA DO SANTO CRISMA

Na tarde (17:30h) da terça-feira santa, (26/03) o Bispo da Diocese de parnaiba, dom Alfredo shaffler celebrou na Catedral de Nossa  Senhora Mãe da Divina, A Santa missa da unidade ou do crisma, juntamente com todo o clero Diocesano, renovando assim as promessas sacerdotais.

Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma.
O óleo do Crisma foi consagrado pelo Bispo, que o utilizará nas ordenações episcopais e presbíterais, na consagração das Igrejas e altares, no ritual do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
 É com o óleo abençoado do batismo, servirá para ungir os novos membros da família de Deus em nossa Diocese e o óleo dos enfermos que restaura em nós a esperança, encorajando e  fortalecendo-nos na caminhada rumo ao céu.

Óleo do Crisma
Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Final da celebração, procissão de saída do presidente da celebração e o clero Diocesano.  Dando por encerrado a mais uma celebração da unidade na Semana Santa.
«Faça o óleo para a unção sagrada, um perfume aromático, segundo a receita de perfumista. E ele servirá para a unção sagrada» Êxodo 30, 25.

fotos: Talita meireles

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "DOM ALFREDO CELEBRA MISSA DA UNIDADE, A MISSA DO SANTO CRISMA"