quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de maio: centenas de devotos participam da procissão que encerra a festa de Nossa Senhora na matriz de Fátima

Devotos e toda a comunidade católica de parnaiba se fizeram presente na procissão que encerrou o trezenário em honra a Nossa Senhora. A paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Diocese de Parnaiba), escolheu como tema central da festa "MARIA,  presença medianeira na comunidade".
Antes da procissão, às 17h foi celebrada a santa missa.

 
Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
Fecha o ciclo de aparições iniciado em Paris, como Nossa Senhora das Graças, sucedida pela aparição em La Salette e Lourdes.

  HISTÓRICO DA PARÓQUIA NA. SRA. DE FÁTIMA
Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório (foto ao lado), tendo chegado à cidade de Parnaíba, como Bispo desta Diocese, reconheceu a necessidade de se instalar uma Paróquia no populoso bairro Nova Parnaíba – conhecido por “Casas Populares”, onde havia um terreno doado pelo Sr. Adolfo Quirino para a construção de um Santuário, como Marco Comemorativo da passagem da Virgem Peregrina de Fátima, por Parnaíba em 1953.
Neste terreno, o Mons. Antonio Sampaio, então vigário da Catedral, havia já iniciado a construção do projetado Santuário, suspendendo porém, os trabalhos a meia altura das paredes.

O depósito que servia para guardar o material da construção foi logo pelo senhor Bispo, adaptado em modesto Salão-Capela, para a celebração de Missas Dominicais, funcionamento de uma escola primária e centros de catequese.

Em outubro de 1960, por ocasião das Santas Missões Gerais de Parnaíba pelos padres Redentoristas Americanos, foi o bairro também missionado e com grande êxito.

Foram confiados os trabalhos de humanização e evangelização do bairro ao padre Raimundo Vieira e as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, surgindo até de uma maneira primária, um Conselho de Bairro para solucionar os problemas de mais urgência.

Em 1962, graças à dedicação de Padre Raimundo Vieira e o acolhimento do povo do Bairro, foram retomados os trabalhos de construção de igreja, sendo levantadas as paredes e colocado o teto com cobertura de telha de amianto.

Enquanto os trabalhadores de construção da igreja iam se realizando, paralelamente ia também crescendo a vida religiosa do bairro, sendo consoladora a participação à Santa Missa, o interesse do povo pela renovação da Liturgia e a generosidade em contribuir para as coletas dominicais, Campanha da Fraternidade, Natal, Vocações e outros.
Como Bispo da época, não dispunha de Clero Diocesano para assumir a nova Paróquia, recorreu aos Padres Redentoristas Americanos que também por falta de padres disponíveis, deixaram apenas a esperança de um futuro compromisso de acordo com possíveis possibilidades de aceitação.

Neste período, chegaram a Fortaleza, os Padres Redentoristas da Paróquia Irlandesa e o Sr. Bispo resolveu tratar do assunto diretamente a Roma, com o superior geral da Congregação, padre Guilherme Godreaque, que tomou todo o interesse pelo assunto e logo se pôs em comunicação com a Província Irlandesa, recomendando o pedido que lhe havia feito a Diocese de Parnaíba.O vice-provincial, Padre Jaime Collins, veio então a Parnaíba, ver as possibilidades locais e a boa vontade da Diocese e do povo, achando fundamental o pedido, dependendo porém, da aprovação Provincial Irlandesa.

Para tratar desta fundação, esteve em Parnaíba, por várias vezes, o Padre Jaime, que trouxe também o visitador Padre Frederico Jones e o próprio Provincial Irlandês.
 
INSTALAÇÃO CANÔNICA E POSSE DO 1º VIGÁRIO DA PARÓQUIA
A 07 de dezembro de 1966, às 20:00h na Igreja Nossa Senhora de Fátima, ainda em construção, realizou-se a instalação canônica e posse do 1º Vigário, pelo Bispo Dom Paulo Libório, que confiou aos Padres Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR) da Vice Província Irlandesa, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.


Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "13 de maio: centenas de devotos participam da procissão que encerra a festa de Nossa Senhora na matriz de Fátima"