segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MINISTÉRIOS NA IGREJA - A voz do Pastor



Leia e divulgue a mensagem "A voz do Pastor" 
postada no site da diocese neste 25/01/2013
Neste domingo escutando a liturgia na carta do Apóstolo Paulo a explicação dos mais diversos serviços que devem existir na vida da Igreja e da comunidade.
O Apóstolo faz a comparação com o corpo humano e fala: “Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros.”
Se o pé disser – eu não sou mão, portanto não pertenço ao corpo, nem por isso deixa de pertencer ao corpo. Assim o apóstolo faz uma séria de questionamentos diante do corpo humano que tem os mais diversos membros, mas todos pertencem ao mesmo corpo humano e são necessários para a vida do corpo humano.
Ele continua perguntando: Se houvesse apenas um membro, onde estaria o corpo?
Mas de fato há muitos membros e, no entanto um só corpo. Assim o olho não pode dizer para a mão que não preciso de você.
Nem a cabeça pode dizer isso aos pés. Por fim o apóstolo fala: Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. Assim deve ser na Igreja.
Um ensinamento profundo que o apóstolo Paulo apresenta para que possamos compreender o que significa ser Igreja de Jesus Cristo.
Com nosso batismo estamos incorporados nesta Igreja como membro vivo deste Povo de Deus.
Desde os tempos iniciais se seguiu o ensinamento de Jesus Cristo quando falou: ide pelo mundo e ensinai todas as nações e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A Igreja dos primeiros tempos foram grupos pequenos de poucas famílias como nos relata os Atos dos Apóstolos.
Mas todos que foram batizados assumiram o batismo e se tornaram missionários.
Mesmo perseguidos e tantos deram a sua vida pela fé, mas anunciaram o que escutaram e aprenderam dos Apóstolos.
Foi aí que o apóstolo Paulo ensinou como coordenar a comunidade dos cristãos através dos mais diversos ministérios que devem existir.
Uns foram chamados para anunciar, outros para presidir, outros para curar os doentes e acolher os que passavam necessidades.
Assim os apóstolos escolherem inicialmente sete homens de comprovada virtude porque achavam que não era justo que eles se ocupavam tanto com o serviço da caridade e não tinham tempo suficiente para a oração e a celebração da eucaristia. Aí sugiram os primeiros diáconos.
Diante desta pequena exposição devemos compreender que em toda comunidade cristã deve haver uma divisão dos serviços ou ministérios como nós os chamamos.
Nunca o padre deve fazer tudo sozinho.
Tem partes que cabe somente ao padre, mas tem muito mais outras partes que devemos escolher pessoas devidamente preparadas para exercer estes serviços.
Assim por exemplo deve haver em cada comunidade e paróquia um Conselho que coordena a administração da infraestrutura, dos bens que existem.
Em cada comunidade devia ter um pequeno serviço de caridade para socorrer as pessoas que tem necessidades, tanto materiais como espirituais.
Em cada comunidade deve acontecer a catequese, sem catequese não podemos falar em Igreja.
A transmissão da fé não é exclusividade do padre.
Cada pai e mãe de família tem a responsabilidade de transmitir a fé aos filhos.
Poderíamos ainda citar uma grande lista dos serviços que em comunidade deveriam acontecer.
Mas que sirva esta reflexão para despertar e nos questionar, o que podemos fazer para que nossa comunidade eclesial seja um sinal de Deus.

Firme na fé e fiquem com Deus.
 Dom Alfredo Schaffler 

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "MINISTÉRIOS NA IGREJA - A voz do Pastor"