quarta-feira, 20 de junho de 2012

Catequistas do Piauí realizam aprofundamento sobre o Ano da Fé



assembleiaregionaldecatequesep4De 14 a 17 de junho, aconteceu a  Assembléia Regional de Catequese, que foi realizada no Centro de Treinamento da diocese de Picos (PI). O encontro reuniu catequistas de todo o Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), com atividades formativas e partilha de experiências.
A temática principal da assembleia foi sobre o Ano da Fé, que se inicia em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e termina em 24 de novembro de 2013, com a Solenidade de Cristo Rei.
Em virtude desta temática, os catequistas estudaram o documento Porta Fidei - A porta da Fé, com a assessoria do padre Domigos Barbosa, diretor de estudos do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus.
Durante a abertura da Assembleia Regional de Catequese, o padre Gregório Leal Lustosa, responsável pela Catequese na diocese de Picos, realizou a acolhida dos participantes em nome de dom Plínio José Luz da Silva, bispo diocesano. Na oportunidade afirmou que a finalidade da catequese é levar a comunhão com Jesus Cristo.  “Só ele pode conduzir ao amor do Pai, no Espírito e fazermos participar da vida da Santíssima Trindade”, disse.
Dom Eduardo Zielski, bispo de Campo Maior e referencial da Catequese no Regional, destacou que a cada ano os representantes das dioceses se reúnem para atualizar a caminhada catequética. “A ideia é caminhar sempre em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e demais Diretrizes oriundas de Roma. Este ano estamos aqui para conhecer a carta do papa Bento XVI, Porta Fidei, por isso nós colocamos como tema ‘Ano da Fé: Compromisso da Catequese’”, afirmou.
A programação de abertura seguiu com um momento de oração e dinâmica de apresentação das dioceses, bem como da nova coordenadora regional de Catequese, irmã Maria das Graças.
Na manhã de sexta-feira, 15, os participantes se reuniram na capela para a missa, marcada pela festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Oração pela Santificação do Clero. As atividades foram iniciadas com a Leitura Orante da Bíblica, seguida da partilha sobre as experiências catequéticas realizadas nas dioceses do Piauí.


site: CNBB

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Catequistas do Piauí realizam aprofundamento sobre o Ano da Fé"