sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

IDOLATRIA E CALÚNIA


Se eu tenho uma faca e a uso corretamente para descascar uma laranja ou cortar pão, eu sou um sujeito inteligente que sabe o que fazer com uma faca. Se a uso para ferir ou matar alguém, sou um irresponsável ou um assassino. O problema não está em ter facas,
mas em usá-las errado.
Se eu tenho uma imagem de Jesus ou de Maria na minha casa e a uso como lembrança e motivação da minha fé, sabendo que a imagem não tem poder, mas ajuda como sinal e objeto religioso, sou um sujeito inteligente que sabe o que fazer com um símbolo religioso. Se a uso para adorar, pensando que aquele gesso ou barro tem poder, se adoro aquilo, então eu sou um idólatra. O problema não está em ter imagens, mas em usá-las errado.
Deus proibiu o uso errado das imagens, mas não o uso correto. Deus não é nem pode ser idólatra, mas foi Ele quem disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze no deserto e mandar as pessoas olharem para ela pedindo ajuda dele. Foi ele também quem mandou fazer os dois querubins de ouro na Arca da Aliança.
Deus não é contra o uso de imagens e sim contra a adoração delas. Está lá, claro na Bíblia. Quem fica só com a parte que proíbe é mal informado ou maldoso. Pior ainda é aquele que insiste em caluniar um católico e chamá-lo de idólatra quando ele não é e não adora nem nunca adorou imagens. Só porque alguém tem imagem em sua casa ou no seu templo não quer dizer que ele as adora. Seria o mesmo que dizer que uma dona de casa é assassina porque tem tesouras e facas em sua casa.
Por isso, quando seu amigo fanático e intolerante, em nome da pureza da Bíblia acusar você que é católico de idólatra e insistir na acusação, mesmo você provando que não adora ídolos, diga a ele que calúnia também leva para o inferno.
Se você não é assassino e alguém o acusa disso ele é um caluniador. Se você não adora imagens e alguém insiste em acusá-lo disso, ele é um caluniador. Não peça desculpas por usar direito a sua faca e as suas tesouras, nem as suas imagens. Você sabe a diferença. Se ele não sabe, o problema é dele e não seu. Se insiste em caluniá-lo, quem vai para o inferno é ele, não você. 
Ele pode ter o direito de não gostar de imagens, mas não tem o direito de acusar de idólatra quem tem uma. Uma coisa é tê-las, outra coisa é adorá-las.
Deus vai julgá-lo com a mesma medida que ele usa para julgar as pessoas que não pensam como Ele.
Perdoe-o, mas não se cale.

Por Padre Zezinho.


Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "IDOLATRIA E CALÚNIA"