Com alegria estamos nos aproximando do nosso III Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de JANEIRO de 2011. Gostaria de colocar algumas observações práticas. Estas observações também devem ser lembradas aos missionários participantes ou pelo coordenador da caravana dentro do ônibus na saída das paróquias para Parnaíba.
1.RECEPÇÃO DOS MISSIONÁRIOS que não são de Parnaíba:
a) Data: 28 de janeiro.
b) Local: Imagem de N. S. da Graça na entrada da cidade (próximo à DELTA)
c) Hora: 17h (pontualmente)
c1) Neste momento os missionários não devem descer do ônibus, pois serão imediatamente conduzidos pela equipe de recepção ao local do retiro.
c2) Os missionários que são de Parnaíba deverão estar no local do retiro, às 18h.
2. INÍCIO DO RETIRO:
a) Data: 28 de janeiro
b) Hora: 19h
c) ESCOLA INTEGRADA DEPUTADO MORAES SOUSA (SESI – PINHEIRO MACHADO)
3. KITS PARA OS MISSIONÁRIOS (a serem entregues dentro do ônibus na chegada):
a) Conteúdo: Programação, cantos, crachás.
b) A entrada no local do retiro e alimentação (almoço e lanches) será controlada pelos crachás. Por isso, é importante não esquecer o crachá nas casas de hospedagem. Ao término, o coordenador da equipe central paroquial, deve reunir os mesmos e entregar a equipe central diocesana para que sejam utilizados no próximo retiro diocesano.
c) Somente participará do retiro quem fez a inscrição. Por isso, recomendamos às paróquias que não enviem missionários que não foram inscritos, aos motoristas das caravanas e aos missionários que não levem acompanhantes e às mães que não levem crianças muito pequenas ou de colo. Outras crianças maiores que participam do retiro precisam fazer a inscrição.
4. INSCRIÇÃO E TAXAS
a) As fichas do III retiro diocesano foram entregues em setembro deste ano e o prazo máximo de devolução foi estabelecido para o dia 26 de novembro. No entanto, ampliaremos o prazo para mais vinte dias (16 de dezembro: confraternização do clero em Parnaíba) levando em conta que precisamos o quanto antes das fichas para podermos organizar com antecedência e sem improvisos os crachás, hospedagens, alimentação, etc.
b) Atendendo sugestões da equipe ampliada diocesana das SMP, depois de 16 de dezembro haverá modificações quanto à taxa de inscrição, devendo a PARÓQUIA pagar um valor a mais em relação a cada missionário:
b1) Após o dia 16 de dezembro: 2 reais
b2) Após o dia 27 de dezembro: 4 reais
b3) Após o dia 10 de janeiro: 8 reais
b4) Após o dia 24 de janeiro: 16 reais
c) A inscrição poderá ser feita para o e-mail: smpdicoesedeparnaiba@hotmail.com
d) Número máximo de missionários por paróquia: 50 (incluindo o padre)
e) Possíveis substituições dos nomes precisam ser comunicadas com antecedência para que sejam providenciados crachás e hospedagens.
5. HOSPEDAGEM:
a) Os missionários identificarão na ficha de inscrição sobre a necessidade de hospedagem. A paróquia deverá comunicar com antecedência se o motorista do ônibus já possui hospedagem.
b) As famílias que receberão os missionários e motoristas que não têm hospedagem em Parnaíba estarão aguardando a cada um com muito carinho e boa vontade. Por isso, pedimos a compreensão desses missionários para que de fato permaneçam nas casas organizadas pela equipe
c) Equipe de Hospedagem: é responsável por orientar os ônibus das paróquias do local do retiro para a casa das famílias.
d) Padres: no Centro Pastoral Sagrada Família
6. PARTICIPAÇÃO:
a) Recomendamos aos participantes para que os momentos de palestra, missas, orações, etc sejam bem aproveitados, evitando a dispersão.
b) Quem desejar fazer turismo poderá fazer somente após o término do retiro.
7. TRANSPORTE
a) Como nos outros retiros a paróquia ficará responsável pelo transporte dos seus missionários.
b) Os missionários que já têm hospedagem em Parnaíba deverão combinar com as famílias que os hospedaram o transporte para o local do retiro.
c) Recomendamos para que cada caravana tenha uma lista com o nome dos inscritos para que seja feita uma conferência dos presentes na partida do ônibus para as comunidades e no retorno para o local do retiro.
8. MISSA E ALMOÇO DO DOMINGO
a) A missa será a primeira atividade do domingo por isso pedimos o esforço de todos com respeito a pontualidade.
b) O almoço de encerramento será feito nas comunidades ou na sede das paróquias que estão acolhendo os missionários. Será uma boa oportunidade para que as famílias hospedeiras e os missionários possam se confraternizar. É bom aproveitar, pois o IV retiro diocesano vai acontecer somente em 2012 para 2013.
MATERIAL NECESSÁRIO: Bíblia, caderno, caneta, o livro das SMP (o comentário ao evangelho de Mateus e “Dar um Sentido Verdadeiro à Vida”, quem puder). Um copo para tomar água (nos lanches serão usados copos descartáveis).
BANDEIRAS: Cada paróquia levar uma bandeira grande com o símbolo das missões e uma do Espírito Santo como no ano passado. Também pequenas bandeiras observando as cores dos zonais. Zonal Norte I: verde; Norte II: amarelo; Sul I A: Vermelho; Sul I B: branco e Sul II: azul. Em determinado momento, orientados pela equipe diocesana, cada coordenador da equipe central paroquial deverá entrar com a bandeira do Espírito Santo.
MURAL DE FOTOS: Cada paróquia deve organizar um mural de fotos sobre as SMP, especialmente sobre os retiros paroquiais, como no II retiro diocesano, que em certo momento serão acolhidos e posteriormente fixados em lugar visível.
Desde já agradeço a sua colaboração na preparação deste nosso III retiro diocesano. Sabemos que a missão é uma tarefa desafiadora para todos nós e que aos poucos, diante do novo, vamos também adquirindo mais experiência nesse projeto. A obra é de Deus, mas a missão é nossa! Coragem!!!
Fonte: Diocese de Parnaiba
Em Cristo: Pe. Marcos Francisco
1 Comentario "MISSÕES POPULARES 2011"
Por favor a música vai pegar fogo das santas missões.Obrigado!Harnaldo
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