terça-feira, 9 de novembro de 2010

BENTO XVI FALA DE EUCARISTIA A PARTIR DO EXEMPLO DE SÃO FRANCISCO

A Conferência Episcopal Italiana (CEI) está reunida em sua 62ª Assembleia Geral desde o dia 8 e segue com os trabalhos até 11 de novembro.
O Papa Bento XVI enviou uma mensagem aos bispos, que foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 9. Como a Assembleia acontece em Assis, o Santo Padre valeu-se do exemplo de São Francisco para tecer algumas reflexões.

O Bispo de Roma explicou que o tempo em que viveu Francisco, da mesma forma em que o atual, era assinalado por profundas transformações culturais, especialmente devido ao surgimento da universidade, do desenvolvimento das cidades e do difundir-se de novas experiências religiosas.

No âmbito eclesial, houve uma profunda reforma litúrgica, durante o pontificado do Papa Inocêncio III, expressa particularmente pelo Concílio Lateranense IV (1215). Bento XVI disse que os principais frutos desse acontecimento foram o surgimento do Breviário – livro de oração que recolheu a reflexão teológica e vivência orante do milênio precedente – e a inserção do termo transubstanciação na profissão de fé – para afirmar a presença real de Cristo no sacrifício eucarístico.




"Do assistir a Santa Missa e receber a santa comunhão frutificou a vida evangélica de São Francisco e a sua vocação a percorrer o caminho de Cristo Crucificado", afirmou o Papa.

"Sim, a santidade da Eucaristia exige que se celebre e se adore esse mistério conscientes da sua grandeza, importância e eficácia para a vida cristã, mas exige também pureza, coerência e santidade de vida de cada um de nós, para sermos testemunhas vivas do único Sacrifício de amor de Cristo", complementou.





Fonte: Leonardo Meira - Canção Nova







Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "BENTO XVI FALA DE EUCARISTIA A PARTIR DO EXEMPLO DE SÃO FRANCISCO"