Nagasaki (RV) – Ontem, 9 de agosto, o Japão recordou o bombardeio estadunidense com uma bomba atômica sobre Nagasaki, tal como o fizera no dia 6, quando recordou Hiroshima. Foi há 67 anos. Nesta cidade japonesa se encontra nestes dias Dom Luigi Celata, Secretário emérito do Pontifício Conselho para o Dialogo Inter-religioso, que ontem participou da oração pela paz organizada pelas autoridades e às 20 horas locais celebrou uma missa pelas vítimas da bomba atômica e em favor da Paz no Mundo.
Numa mensagem dirigida ao Arcebispo Metropolita de Nagasaki, Dom Celata sublinha que os fiéis das diversas religiões são chamados a colaborar com todos na edificação da paz, oferecendo para além disso, um contributo especifico das próprias tradições espirituais que podem ser de certo modo identificadas nos conceitos de compaixão, misericórdia, perdão e amor: atitudes que refletem, mesmo na diferença, a comum convicção de que todos os seres humanos pertencem à única família humana e participam no mesmo êxito final.
Dirigindo-se depois em particular aos cristãos, Dom Celata afirma que “o dom da fé oferece luz para compreender que somente em Deus a paz tem o seu fundamento último e a concreta possibilidade de realizar-se”. “Deus – explica – é criador e pai de todos os seres humanos, que ele chama, portanto, a viver como irmãos”. Esta fraternidade teve definitivo início em Jesus mesmo porque, morrendo por amor nosso e ressuscitando, ele nos reconciliou com o Pai e entre nós mesmos”.
Portanto sublinha o prelado: “Jesus é a nossa paz e nos doa a paz verdadeira. Por isso, nós oferecemos o seu Divino Sacrifício para implorar a paz através da efusão do seu Espírito de amor” para depois pronunciar palavras de encorajamento: “a paz é um dom seu confiado ao nosso ativo compromisso”.
Fonte: RadioVaticano
0 Comentarios "Dom Celata: "todos são chamados a colaborar com todos na edificação da paz""
Postar um comentário