segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Em Parnaiba: Devotos participam da procissão e missa em honra ao Santo Brasileiro "Frei Galvão"

 A paroquia de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão realizou de 15 a 25 de outubro a festividade em honra ao santo Padroeiro "Frei Galvão, o Santo Brasileiro".
A comunidade paroquial, devotos e convidados refletiram durante o novenário o tema central "FREI GALVÃO TUA PARÓQUIA, UMA COMUNIDADE DE COMUNIDADES". Tema proposto com base no documento 100 da CNBB.

 
 A Festa Solene foi realizada no fim da tarde de sábado (25/10) com a procissão pelas ruas próximas à Matriz no conjunto Joaz Sousa - Parnaiba
 Após a procissão foi celebrada a missa de encerramento do festejo, presidida pelo Pároco, Pe. Vicente Gregório.



 A Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão (Paróquia Frei Galvão) foi criada por S. Ex.ª Rev.ma Dom Alfredo Scháffler, bispo diocesano de Parnaíba, à 1º de agosto de 2010, memória litúrgica de Santo Afonso de Ligório. Foi instalada canonicamente em 15 de agosto de 2010, na festa da Assunção de Nossa Senhora. Nessa mesma ocasião tomou posse o 1º pároco, o Rev.mo. Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho, transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba.
Em 3 de agosto de 2013 a paróquia passou a contar com um vigário cooperador, o Rev.mo. Pe. João Maria Araújo, também transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba.
A Casa e Secretaria Paroquial localizam-se no Conj. Joaz Rabelo de Souza, à Av. Luiz Carlos Mavignier, 347, bairro São Vicente de Paula. CEP: 64217-065, em Parnaíba-PI.
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, OFM, mais conhecido como Frei Galvão (Guaratinguetá, 1739 São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. Foi canonizado pelo papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil (São Paulo) em 11 de maio de 2007.


 Durante o Festejo foi distribuido as pilulas da fé de Frei Galvão.



 HISTÓRIA DAS PÍLULAS DE FREI GALVÃO

Certo dia um moço, que se debatia com fortes dores provocadas por cálculos renais, pediu a Frei pilulas_emmaosGalvão que o abençoasse para ficar livre da dor.
Frei Galvão, lembrando-se do poder de intercessão da Santíssima Virgem, escreveu em um papelzinho o verso do breviário: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Gentitrix Intercede pro nobis” e mandou ao moço ingerir o papelzinho feito, em forma de pílulas. O moço o fez, confiando em Nossa Senhora e expeliu os cálculos sem dificuldade.
Caso semelhante se deu: Frei Galvão foi procurado por um senhor, pedindo ajuda para sua mulher que se achava em grave trabalho de parto e com perigo de vida.
Frei Galvão se lembrou do caso do moço curado dos cálculos e deu novamente a este senhor as pílulas de papel com os mesmos dizeres (Depois do parto, ó Virgem, permanecestes inviolável, ó mãe de Deus, intercedei por nós).Depois de ter ingeridos as pílulas, a mulher deu à luz sem dificuldades ou quaisquer problemas.
Esta foi a origem das pílulas.

Devido a procura ser grande por esse papelzinho com a antífona de nossa senhora frei galvão se viu muito ocupado, sem tempo para atender ao povo, foi então que ele confiou o seu trabalho às irmãs, sendo que seria passado de irmã para irmã, como uma tradição familiar, como frei galvão confiou às irmãs esse trabalho, o mesmo deverá continuar somente feito por elas, a missão foi entregue a elas por frei galvão. Tudo tem que ser feito no espírito de oração e dentro do mosteiro para não perder a essencia, a espiritualidade das pílulas.

Desde então, as pílulas tem sido muito procuradas por devotos de Frei Galvão. O Mosteiro da Luz, através das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, conforme as orientações de Frei Galvão, confeccionam as pílulas e distribuem gratuitamente para as pessoas que têm confiança na intercessão de Frei Galvão.

As Pílulas de Frei Galvão não são remédio como os da farmácia. São, sim, remédio para a alma e o corpo para todo o fiel cristão que tem fé. Importante, também, interceder pelos médicos que cuidam da saúde dos que buscam a intercessão de Frei Galvão.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Em Parnaiba: Devotos participam da procissão e missa em honra ao Santo Brasileiro "Frei Galvão""