segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Centenas de fiéis participaram da procissão da festa de São Sebastião na segunda -feira

 Na segunda-feira (20/01), a igreja católica celebrou o dia em Honra à São Sebastião. Em Parnaíba a festa em Honra ao Santo Mártír foi iniciada com a missa solene às8h da manhã e logo ao final da tarde às17h, fiéis, devotos se aglomeraram em frente a igreja Matriz do Santo Padroeiro, São Sebastião, localizada em uma das principais avenidas de Parnaiba e que também leva o nome do Santo.
 Foto acima: Frei Francisco Pereira, Frei Santos e Frei Cícero

São Sebastião, filho de família militar e nobre, era oriundo de Narbona, mas tinha sido educado em Milão. Chegou a ser capitão da primeira corte da guarda pretoriana. Era respeitado por todos e apreciado pelo imperador, que desconhecia sua qualidade de cristão. Cumpria a disciplina militar, mas não participava dos sacrifícios idolátricos. Além disso, como bom cristão, exercitava o apostolado entre seus companheiros, visitava e alentava os cristãos presos por causa de Cristo. Esta situação não poderia durar muito, e foi denunciado ao imperador Maximino que o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir a Jesus Cristo.

O santo escolheu a milícia de Cristo; enfurecido, o Imperador o ameaçou de morte, mas São Sebastião, convertido em soldado de Cristo pela confirmação, manteve-se firme em sua fé. Maximino o condenou a morrer flechado: os soldados do imperador o levaram ao estádio, o despiram, o amarraram a um poste e lançaram sobre el uma chuva de setas, dando-o por morto. Entretanto, seus amigos que estavam ao lado, se aproximaram, e ao vê-lo ainda com vida, o levaram para casa de uma nobre cristã romana, chamada Irene, que o manteve escondido em sua casa e curou-lhe as feridas até que ficasse restabelecido.

Seus amigos o aconselharam a se ausentar de Roma, mas o santo se negou completamente pois seu coração ardoroso do amor de Cristo, impedia que ele não continuasse anunciando a seu Senhor. Apresentou-se com valentia perante o Imperador, desconcertado porque o dava por morto, e o santo o repreendeu com energia por sua conduta de perseguir os cristãos. Maximino mandou que o açoitassem até morrer, e os soldados cumpriram desta vez sem erros a missão e atiraram seu corpo em um lamaçal. Os cristãos o recolheram e o enterraram na Vía Apia, na célebre catacumba que leva o nome de São Sebastião.

O culto a São Sebastião é muito antigo; é invocado contra a peste e contra os inimigos da religião, e além disso é chamado o Apolo cristão já que é um dos santos mais reproduzidos pela arte em geral.

 A procissão percorreu  as principais vias da Paróquia e fez o encerramento da festa com a celebração campal no patamar central da Matriz.  A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Frei Santos e concelebrada pelos Frades Frei Cicero e Frei Francisco Pereira.

Exposto solenemente, o Santíssimo sacramento derramou bençãos aos fiéis e devotos que participaram da Festa de um dos maiores Mártires da igreja cristã.

A Matriz de São Sebastião foi construida em 20 de janeiro de 1940, idealizada pelo Monsenhor Roberto Lopes Ribeiro. que contou com ajuda de milhares de fiéis, numa região coberta pela areia e povoada de casebres cobertos de palha, onde faltava de tudo, desde água para se beber. Nos dias de hoje aos 74 anos de sua construção, leva milhares de fiéis às celebrações eucarísticas, festejos e novenas realizada naquela Matriz ou em suas 11 comunidades administrada pelo Frades Capuchinhos, formando assim a Paróquia de São Sebastião da Diocese de Parnaíba.

fotos: João Marcelo - Blog Reflexione

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Centenas de fiéis participaram da procissão da festa de São Sebastião na segunda -feira"