terça-feira, 22 de outubro de 2013

Missionariedade

Bispo Diocesano de Parnaiba.
A Igreja inteira recebe e comunica ao mundo a mensagem do Papa Francisco para a Jornada Missionária Mundial, que se celebra neste final de semana.
Dentre tantas riquezas das palavras do Papa, colhemos alguns preciosos ensinamentos úteis para a compreensão do mandato missionário, que alcança todos os cristãos 
A fé é um dom precioso de Deus, que abre a nossa mente para o conhecermos e amarmos, podermos conhecer e amar. Deus nos ama!
Mas a fé pede a nossa resposta pessoal, a coragem de nos confiarmos a Deus e vivermos o seu amor, agradecidos pela sua infinita misericórdia. É um dom que não se pode conservar para si mesmo, mas deve ser partilhado; se o quisermos conservar apenas para nós mesmos, tornamo-nos cristãos isolados, estéreis e combalidos.
O anúncio do Evangelho é um dever que brota do seguimento como discípulo de Cristo e representa um compromisso constante que anima toda a vida da Igreja. 
"O ardor missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade eclesial" . Paulo VI
Toda a comunidade é adulta, quando professa a fé, celebra-a com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la até às "periferias", sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo.
 Às vezes, está relaxados o fervor, a alegria, a coragem, a esperança de anunciar a todos a Mensagem de Cristo e ajudar os homens do nosso tempo a encontrá-lo.
S. Paulo nos fala: eu não me envergonha de anunciar Jesus Cristo e de evangelizar.
 Por vezes há ainda quem pense que levar a verdade do Evangelho seja uma violência à liberdade.
 A propósito, são iluminadoras estas palavras de Paulo VI: "Seria certamente um erro impor qualquer coisa à consciência dos nossos irmãos. 
Mas propor a essa consciência a verdade evangélica e a salvação em Jesus Cristo, com absoluta clareza e com todo o respeito pelas opções livres que essa consciência fará, é uma homenagem a essa liberdade" 
A Igreja não é uma organização assistencial, uma empresa, uma ONG, mas uma comunidade de pessoas, animadas pela ação do Espírito Santo, que viveram e vivem a maravilha do encontro com Jesus Cristo e desejam partilhar esta experiência de profunda alegria, partilhar a Mensagem de salvação que o Senhor nos trouxe.
 É justamente o Espírito Santo que guia a Igreja neste caminho.
Diante do desafio lançado pelo Santo Padre, nosso país, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), faz a sua Campanha Missionária, refletindo sobre “Juventude em Missão”, com o lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7), que recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. 
A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza.  Nós só somos a Igreja de Jesus Cristo se fomos uma Igreja missionária.

Firme na fé e fiquem com Deus.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios " Missionariedade"