segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Catholicos da igreja Ortodoxa Siríaca Malankara encontrará o Papa francisco

De 4 a 6 setembro, a Autoridade máxima da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, o Catholicos Moran Baselios Marthoma Paulose II, estará no Vaticano em visita ao Papa Francisco. O encontro insere-se no âmbito da visita pastoral do Catholicos aos fiéis ortodoxos siríaco-malankareses presentes na Europa.

A Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara é radicada na Índia e está dividida em duas comunidades: a Igreja Siríaca Ortodoxa Malankara, em plena comunhão com o Patriarca Sírio-ortodoxo de Antioquia e a Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, guiada por Moran Baselios Marthoma Paulose II, uma Igreja Ortodoxa autônoma. Atualmente, a Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara conta com cerca 2 milhões e 500 mil membros espalhados em 30 dioceses, servidas por 33 bispos e mais de 1.700 sacerdotes.

De grande importância foram os encontros entre o Beato João Paulo II e o Catholicos Moran Mar Baselios Marthoma Mathews I, em 1983 em Roma e em 1986 em Kottayam, na Índia. Na ocasião foi instituída a Comissão Mista Internacionale para o diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara. Um importante fruto destes contatos foi a Declaração Cristológica comum assinada em 1990 pelo Papa João Paolo II e pelo Catholicos Moran Mar Baselios Marthoma Mathews I.

Desde 1989, são realizados dois diálogos paralelos, uma vez ao ano, em Kerala, sul da Índia. Um com a Igreja Siríaca Ortodoxa Malankara e outro com a Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara. Estes encontros ocupam-se principalmente de questões ligadas a três temas: a história da Igreja na Índia, a eclesiologia e o testemunho comum.

O Catholicos Moran Baselios Marthoma Paulose II, além do encontro com o Papa Francisco em 5 de setembro, visitará o Túmulo do Apóstolo Pedro e será recebido no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
 
Fonte: Radio Vaticano

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "O Catholicos da igreja Ortodoxa Siríaca Malankara encontrará o Papa francisco"