domingo, 11 de agosto de 2013

diocese celebra exéquias, última homenagem ao bispo emérito dom rufino

 Durante todo o domingo, (11/08), foi velado na Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, o corpo de Dom Rufino do Rêgo (Bispo Emérito), que faleceu na tarde de sábado, (10/08) em Teresina. O mesmo foi transladado para Parnaiba, chegando às 23:15 na catedral da Diocese, dando inicio ao velório.

No fim da tarde do domingo (16h), foi celebrada a missa de corpo presente de Dom Rufino, Bispo do Coração da Diocese de parnaiba.
 Seminaristas do Seminário Menor João Paulo II, clero Diocesano e bispos de outras dioceses, realizam a procissão de entrada para a celebração da missa 

 



 A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de parnaiba, Dom Alfredo Schaffler e concelebrada pelos Bispos: Dom João Santos (diocese de S. R. Nonato), Dom Plínio José Luz (Diocese de Picos), Dom Jacinto Furtado (Acerbispo de Teresina), Dom Miquel Fenelon (Acerbispo Emérito de Teresina), Dom Valdemir Ferreira (Diocese de Floriano), Dom Juarez da Silva (Diocese de Oeiras), Dom Fernando Panico (diocese de Crato-CE), Dom Angelo Pignoli (Diocese de quixadá-CE) e por todo o clero da Diocese de Parnaiba.
 
 Parentes, amigos, autoridades e fiéis católicos de toda Parnaiba estiveram presentes durante o velório e na missa de corpo presente , prestando suas últimas homenagens ao humilde servo, que nos deixa lições e lembranças.

 
No fim da celebração, Bispos realizaram o rito de Exéquias de Dom Rufino, a última encomendação e despedida do nosso Bispo do Coração.


O corpo de dom Rufino foi conduzido pelos padres até o local do sepultamento na catedral. Foi o adeus final ao servo que muito contribuiu pela igreja de Jesus Cristo.



 Dom Joaquim Rufino do Rêgo nasceu na cidade de Picos em 14 de janeiro de 1926, Filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus. Dom rufino Fez o curso primário em sua cidade natal e o médio no Seminário de Teresina, onde ingressou em 1940. Em 1947 foi transferido para o Seminário Arquidiocesano de Olinda para cursar Filosofia até o ano de 1948. Em 1949 foi enviado a Roma para continuar sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Efetuou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, especializando-se em Teologia Dogmática.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Roma no dia 5 de outubro de 1952. Ao retornar ao Brasil assumiu o cargo de Vigário Auxiliar da Catedral Diocesana de Oeiras no Piauí onde também era secretário do bispado. Em 1956 assumiu a paróquia de Simplício Mendes dedicando-se à construção da Igreja Matriz Paroquial. Em 1961 assumiu a paróquia de Picos onde foi eleito Bispo por Sua Santidade o Papa Paulo VI para a nova Diocese de Quixadá em 21 de abril de 1971. Deixou a paróquia de Picos em 30 de abril do mesmo ano.

Recebeu em 4 de julho de 1971 a ordenação episcopal das mãos de Dom Umberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil, em concelebração realizada em Picos. Tomou posse da Diocese de Quixadá na data de sua instalação em 20 de agosto de 1971 em solenidade presidida por Dom Hunberto Mozzoni que depois de instalada a nova Diocese deu posse ao seu primeiro Bispo Diocesano.

Dom Rufino ficou a frente da Diocese de Quixadá por quase 15 anos, mais precisamente até 2 de abril de 1986 quando anunciou sua eleição para a Diocese de Parnaíba.

Dom Rufino conduziu a Diocese de Parnaíba até 21 de fevereiro de 2001 e residiu como Bispo Emérito na Rua Josias de Moraes Correia, 676 na cidade de Parnaíba – PI.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "diocese celebra exéquias, última homenagem ao bispo emérito dom rufino "