sexta-feira, 31 de maio de 2013

PARNAIBA CELEBRA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

 Fiéis Católicos de Parnaíba participaram na tarde da quinta-feira (30/05) da procissão e celebração solene do Corpus Christi.
Antes da procissão (16h), a Matriz de Nossa Senhora de Fátima acolheu os fiéis para o momento de adoração ao Santissimo Sacramento.
Matriz de Nossa Senhora de Fátima
Às 17h, a procissão foi iniciada com exposição do Santíssimo, o corpo e sangue de Cristo Eucarístico, pelas ruas da cidade, dirigindo-se para a Matriz da Paróquia São Sebastião.


A festa do Corpo de Cristo a que é costume chamar Corpus Christi, é uma festa em honra da presença real de Cristo.


 Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão
 
 

 Jovens de todas as Paróquias estiveram presentes





 Esta festa começou a realizar-se no século XIII, 100 anos depois da instituição da festa para toda a Igreja.
foi promovida inicialmente pelas visões de Juliana de Liège, uma religiosa Agostiniana, pelas quais ela entendeu que Deus queria uma festa especial em honra do Santíssimo Sacramento.

"Para a Procissão a Hóstia Consagrada era colocada numa Custódia (com o objetivo de exibi-la à adoração), e levada pelas ruas, sob o pálio, com orações e cânticos eucarísticos.
A meio do percurso estava montado um altar e aí se faziam invocações e se dava depois a bênção com o SS. Sacramento"
Com a solenidade do Corpo de Cristo se substituiu também a festa do Preciosíssimo Sangue (que era celebrada em 1 de Julho), celebrando-se assim juntamente o Corpo e o Sangue de Cristo.


 No percurso foi realizado duas paradas para reflexões e depoimentos.

Matriz de São Sebastião
 Enquanto isso na Matriz de São Sebastião outros fiéis aguardam a chegada da procissão para a celebração solene no Patamar da igreja.



 Chegada do Corpo e Sangue de Cristo Sacramentado na Matriz de São Sebastião.





 A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Alfredo Schaffler, concelebrada pelos Padres da Diocese.

 A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula 'Transiturus' de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "PARNAIBA CELEBRA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI"