O Grupo PES (Perseverantes do Espírito Santo) e a ASCAP (Associação Sociocultural Amigos Perseverantes), realizaram pelo terceiro ano consecutivo a procissão da tradição católica "Fogaréu" na quarta-feira santa, (27/03).
A encenação da prisão de Jesus Cristo foi iniciada no patamar da Matriz São Sebastião. O catequista Zé filho foi o dirigente com leitura e comentário.
Com tochas e lamparinas acesas, a procissão seguiu pela Avenida São Sebastiao e ruas, Franklin Veras, Afonso Pena, Armando Bulamarque, Samuel Santos e Armando Cajubá, retornando para Matriz.
Na sexta-feira Santa às 18h, o Grupo PES (Perseverantes do Espírito Santo) e a ASCAP (Associação Sociocultural Amigos Perseverantes),, voltarão à atuar com a encenação da Paixão de Cristo 2013, "UM HOMEM CHAMADO JESUS". São 19 anos de atuação na arte cênica sacra.
A Procissão do Fogaréu, encenação da prisão de Jesus Cristo, foi introduzida no Brasil pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII, em Goiás. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
Fotos: Tayanne Silva
0 Comentarios "QUARTA-FEIRA SANTA - PROCISSÃO DO FOGARÉU"
Postar um comentário