sábado, 30 de março de 2013

PAIXÃO DE CRISTO 2013 "UMA HOMEM CHAMADO JESUS"


O grupo PES (Perseverantes do Espirito Santo) e a ASCAP (Associação Sociocultural Amigos Perseverantes) realizaram na noite da sexta-feira santa (29/03) ao 19º ano do Espetáculo Paixão de Cristo, "Um Homem Chamado Jesus". A encenação aconteceu em quatro palcos montados ao lado da matriz de São Sebastião.
O espetáculo foi aberto com a palavra do Pároco Frei Santos a todos os que se fizeram presente à paixão de Cristo 2013. Em seguida  o grupo lael com a participação especial de Frei Ricardo, cantaram e emocionaram a todos com belas canções católicas, preparando cada espectador para momentos de  forte emoções que ainda ia acontecer no decorrer das cenas da Paixão de Cristo.
Fotos extraídas da fanpage oficial do Frei Ricardo

Neste ano em que a CF 2013 nos convida a refletir um tema voltado a juventude, comungando com o ano da JMJ 2013, que acontece no Brasil, tivemos uma belissima apresentação com a participação da juventude dos grupos, Shekinah Dance (Páróquia São Sebastião), Trindade Alpha (Paróquia Frei Galvão) e Filhas e Filhos de Maria (Paróquia São Sebastião)
As cenas da paixão de Cristo teve inicio com  João Batista batizando Jesus Cristo no rio Jordão.

Do rio Jordão, Jesus segue para o deserto por quarenta dias e é tentado por Satanás.

Sermão da montanha. Jesus se destaca de todos em um monte e pregava o seu evangelho através de um belo sermão.

Jesus e a mulher adúltera. "Aquele entre vocês que não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra"

Havia chegado o dia da páscoa. Jesus reuniu-se com seus apóstolos, numa grande sala preparada para aquele momento de muitas revelações. Essa é a ultima ceia de Jesus antes de sua condenação. Jesus institui o sacramento da eucaristia e aponta que dentre eles haverá um traidor, que lhe entregará ao sumo sacerdote.

Após o beijo da traição no jardim das oliveiras, Jesus é levado ao sumo sacerdote, Caifás. onde estava os escribas e os anciãos.

O sumo sacerdote Caifás conduz Jesus à Poncio Pilatos, querendo sua crucificação.

Pilatos envia Jesus à Herodes, que o interroga, e lhe vendo nem um mal para condená-lo, reenvia Cristo à Pilatos.
 Claúdia, esposa de Pilatos, o alerta sobre o justo 
que querem condenar.

Pilatos manda açoitar Jesus. Os soldados trava-lhe uma coroa de espinhos sobre a sua cabeça.

Mesmo depois de açoitado, a multidão inflamada, querem a crucificação de Jesus.
Como de costume soltar um ladrão na Páscoa, Pilatos manda o povo escolher entre Jesus e Barrabás. A multidão grita: soltem Barrabás!
Pilatos pede uma bacia com água e diz: Eu lavo minhas mãos do sangue deste justo... E fique o caso convosco... Levem-no daqui!

Jesus arrasta sua pesada cruz pelas ruas de Jerusalém. A multidão dificulta a passagem. Maria, mãe de Jesus, em prantos tenta se aproximar do seu filho.  
"Meu filho! Querem matar o meu filho"
Maria Madalena aos gritos:  " ...Deixe-me passar... Deixe-me passar..."  Enxuga o rosto de Jesus, que fica transfigurado com sangue o pano.
A chegada no calvário. Cristo é pregado na cruz aos olhos de seu povo.


Jesus tem Sede.
Uma esponja embebida em vinagre o dão para matar a sede.
Jesus entrega seu espirito nas mãos de Deus Pai.

Jesus é resgatado da cruz e entregue nos braços da mãe. 

Maria inconsolada, chora a morte de seu filho amado

Jesus é levado para o sepulcro e lagrado sua porta por uma grande rocha.

Diante da crucificação de Jesus consumado, Judas Iscariotes se desespera quando sua consciência o lembra que entregou o sangue de um justo à condenação. E faz vingança com as próprias mãos, enforcando-se.

No domingo da Páscoa, Maria Madalena e Maria mãe de Jesus vão ao sepulcro e percebe que está aberto.
O anjo aparece para ela com a boa nova: "Não temais! Por que procuras o que está entre os mortos? Ide dizer aos outros que o mestre ressuscitou... E brevemente estará à direita do pai que está nos céus..."
O desfecho do espetáculo com a assunção de Cristo aos braços do Pai, teve a participação do Frei ricardo com a reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus.  E que esta ressurreição no domingo de páscoa verdadeiramente faz na vida do Cristão.

O grupo PES e ASCAP chega à 19ª encenação da paixão de Cristo, que mesmo diante das dificuldades de apoio e patrocínios, poderam superá-las e realizar a mais um belissimo e emociante espetáculo, "Um Homem Chamado Jesus".
 

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 Comentario "PAIXÃO DE CRISTO 2013 "UMA HOMEM CHAMADO JESUS""

MARCELO disse...

Parabéns...A via sacra é uma das melhores coisas que acontecem em Parnaíba todo ano...todos os anos eu assistia ao espetáculo...Parabéns a todos os envolvidos...como gostaria de ter assistido novamente...