sábado, 7 de julho de 2012

De 05 a 07 de julho acontece a 22ª Assembleia Pastoral de Regional discute DGAE à Luz do Concílio Vaticano II


Teve inicio na tarde da última quinta-feira, 05/07, a 22ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 4 (Piauí). O objetivo do encontro é discutir como fortalecer as pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja Católica para uma ação evangelizadora mais eficaz. Para isso, serão discutidas até sábado, 07,  as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora à Luz do Concílio Ecumênico Vaticano II”, como uma forma de definir os caminhos e ações prioritárias para promover o afeto, o relacionamento e a ação comum entre os bispos e seus rebanhos.
O evento acontece no Seminário Interdiocesano de Teologia Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rodovia Teresina-Palmeirais, próximo ao Km 08 e tem a participação de Bispos, Secretariado do CONSER- Conselho Episcopal do Regional, membros da Comissão Regional de Presbíteros, Coordenadores de Pastoral de cada diocese, representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil, representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
Na noite de abertura da Assembleia, o Bispo Dom Ramón Lopes Carrozas, da  Diocese de Bom Jesus presidiu uma Celebração Litúrgica. Logo após, presidente da CNBB-Regional Nordeste 4  e Bispo de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler deu boas vindas aos participantes e acolheu o novos Bispos do Piauí, Dom João Santos Cardoso e Dom Jacinto Brito Furtado.
Na ocasião Dom Alfredo fez uma reflexão sobre as alegrias e esperanças, as tristezas e as angustias dos homens de hoje. E disse que é dever da Igreja investigar a todo o momento os sinais dos tempos a interpretá-los à Luz do Evangelho. “Vamos conversar com as pessoas das outras dioceses para discutir cada experiência e sua ação missionária. Vamos conhecer mais como está em Oeiras, Parnaíba, Teresina, Campo Maior para se aumentar horizontes, apertar laços entre as dioceses”, enfatizou dom Alfredo.
Dando continuidade à abertura da Assembleia, o Bispo Emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva, fez uma apresentação sobre o Sentido do Concílio Vaticano II, no qual a partir de histórias e experiências vividas no Vaticano ele falou sobre o tema.
Dom Celso disse que o Concílio Vaticano II serve para absorver, disciplinar e articular, eventos que requer uma decisão. E disse ainda que o Concilio surgiu com a intenção de renovar a Igreja Católica, mas desde o início de seu anuncio pela papa João XXIII houve resistência e desconfiança. “Apesar dos 50 anos do Concílio Vaticano II nós temos que nos voltar para ele no sentido mais profundo, nós percebemos o espirito de renovação, abrimos o caminho. Temos que olhar o Concílio como uma fonte de inspiração para nossa caminhada”, disse dom Celso.
 
Durante toda sexta-feira, 06, aconteceu no Seminário Sagrado Coração de Jesus, o segundo dia da 22ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4. Na ocasião foi realizada uma  exposição sobre a  conjuntura religiosa do Brasil e do Piauí. As palestras foram ministradas pelo Assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, Pe. Antonio Luiz Catalan e pela Professora Doutora Lurdinha Nunes.

Segundo a professora Lurdinha nu, que citou a última pesquisa do Censo Demográfico 2010  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 29 de junho, o número de católicos sofreu uma redução na última década, passando de 73,6%, em 2000, para 64,6%, em 2010. E o Piauí concentra a maior quantidade de católicos no país com 85,1% de católicos.

De acordo com explicações do assessor Pe. Antonio Luiz Catalan, as pesquisas podem ser interpretadas a partir do processo de desenvolvimento socioeconômico. E mesmo havendo uma diminuição no número de católicos do país este processo está passando por uma  desaceleração.

O assessor explicou que o crescimento da população compostas por evangélicos está ligada diretamente à migração, indústrias e agronegócio, já que os principais bolsões evangélicos do país estão nas periferias das cidades.
ainda de acordo com o Pe. Antônio Luiz, a distribuição do clero  aumentou no mundo nos últimos anos. Em dez anos, de 2000 a 2010, esse número passou de 405 mil para 413 mil. No Brasil a distribuição do clero durante esses 10 anos passou de 16.772 para 22.119.

Com relação ao Piauí, atualmente, o clero do Regional Nordeste 4 totaliza-se 369. Sendo distribuídos entre Arcebispo, bispos e bispos Eméritos; sacerdotes diocesanos e religiosos; diáconos permanentes e transitórios.

Dom Alfredo Schaffler, Presidente do Regional Nordeste 4 e bispo diocesano de Parnaíba ao se referir à pesquisa e ao crescimento do número de evangélicos no país  disse: “Igreja somos e Igreja queremos ser. Nós atraímos as pessoas a partir de nossas vivências, nossa fraternidade e, as cinco urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora  nos direcionam para entendermos Igreja como acolhedora, lava pés e é isso que o Concílio Vaticano II nos propõe”, disse.

Fonte: CNBBNE4
 
 

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "De 05 a 07 de julho acontece a 22ª Assembleia Pastoral de Regional discute DGAE à Luz do Concílio Vaticano II"