quarta-feira, 4 de julho de 2012

22ª Assembleia Pastoral de Regional discutirá DGAE à Luz do Concílio Vaticano II

Assembleia_de_Pastoral1Terá início na tarde dessa quinta-feira, 05, a 22ª Assembleia Pastoral Regional, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Nordeste 4 (Piauí). Durante os dias 5, 6 e 7 de julho, serão discutidas as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora à Luz do Concílio Ecumênico Vaticano II”. O tema propõe a discussão dessas diretrizes, assim como a sua utilização dentro das ações da Igreja no Brasil. O evento acontecerá no Seminário Interdiocesano de Teologia Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rodovia Teresina-Palmeirais, próximo ao quilômetro 08.
O assessor da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, padre. Antônio Luiz Catalan é quem vai apresentar o tema central do evento. A 22ª Assembleia terá início às 16h30 do dia 05, com recepção, com credenciamento e a acolhida dos participantes. Logo após o jantar, o evento será oficialmente aberto, às 19h30, com liturgia da diocese de Bom Jesus (PI). Logo após o presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB e bispo de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler, e o secretário executivo do Regional Nordeste 4, padre Luiz Eduardo, darão boas vindas aos participantes. Às 21h, dom Celso José Pinto da Silva, bispo Emérito de Teresina (PI), fará uma apresentação sobre o sentido do Concílio Vaticano II.
No dia 06, a assembleia começará suas atividades com uma oração elaborada pela diocese de Picos (PI), logo após haverá uma Exposição da conjuntura socioeconômica e religiosa do Piauí. Às 8h20, padre Antonio Luiz Catalan falará sobre o Concílio Vaticano II e o porquê das urgências na evangelização.
No dia 07 de julho, dom Jacinto, bispo arquidiocesano de Teresina (PI) celebrará a Missa de Encerramento da 12ª Assembleia Pastoral Regional. Logo após, os organizadores farão a Leitura da 1ª versão do Documento: “Luzes para a ação pastoral” e o assessor desenvolverá suas conclusões sobre o tema. Às 10h, dom João Santos Cardoso, bispo de São Raimundo Nonato falará sobre a 50ª Assembleia Geral, e às 14h30 acontecerá a reunião do Conselho  Episcopal Regional – CONSER.
Para o Padre Luiz Eduardo, as reflexões acerca das diretrizes suscitam empenho e esforço “As atividades desenvolvidas na 22ª Assembleia Pastoral Regional serão bastantes proveitosas para concretizar as propostas do evangelho no dia a dia dos trabalhos pastorais junto às dioceses, em suas paróquias e comunidades, como também nas pastorais, movimentos e serviços”, afirma.
Participam da Assembleia os bispos do Piauí, o secretário do Conselho Episcopal Regional (CONSER), os membros da Comissão Regional de Presbíteros, os Coordenadores de Pastoral ou membro da Coordenação de Pastoral de cada diocese, um representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil, um representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, membros das comissões permanentes criadas pelo CONSER, e mais duas pessoas de cada diocese, sendo um representando a Catequese e outro o Setor Juventude.
As cinco Urgências na Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil
1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão.
Temos de sair de nós mesmos, de nossas comunidades, de nossas pastorais, de nossos movimentos, de toda a estrutura que edificamos e ir aonde as pessoas estão; não somente ficar à espera delas, mas procurá-las para falar de Jesus Cristo e dos valores do Evangelho.
2ª Urgência: Igreja: Casa da iniciação à vida cristã.
A catequese, como a conhecemos hoje, está ultrapassada e já não evangeliza mais como eficiência. Isso que dizer que ela estava errada? Não, mas que precisa ser urgentemente atualizada.
3ª Urgência: Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus que ilumina os cristãos enquanto discípulos missionários de Jesus presentes em todo o mundo. Para tanto ela deve ser manuseada, refletida, rezada, vivida, amada. A comunidade é o lugar por excelência aonde devemos nos deixar entusiasmar pela Bíblia e pela sua proposta de um mundo novo, encarnada e concretizada em Jesus.
4ª Urgência: Igreja: Comunidade de comunidades.
Vivemos numa época em que somos orientados ao individualismo e ao subjetivismo, inclusive na fé. Tendo consciência do valor e do significado da adesão pessoal a Jesus, não podemos professar e praticar a fé de forma coerente se não o fizermos em comunidade.
5ª Urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos.
O nosso Deus é Deus da vida, e não da morte! Ser cristão é sinônimo de ser anunciador, defensor e promotor da vida. A ambição desenfreada, a avareza desumanizadora e o egoísmo exterminador pisoteiam a vida e ferem a dignidade humana.
Programação
Dia 05 de julho:
16h30 - Recepção, Credenciamento e Acolhida.
18h00 - Jantar
19h30 - Início dos trabalhos no Auditório. Liturgia de Abertura.  Diocese de Bom Jesus.
19h40 - Boas vindas por Pe. Luiz Eduardo e palavras de D. Alfredo
20h00 - Acolhida ao novo Bispo Dom João – D. Alfredo
20h15 - Apresentação das Dioceses e demais participantes.
20h30 - Leitura do Regimento da Assembleia
20h40 - Edições/Regionais da CNBB – Pe. Jamil
20h55 - Introdução ao tema. Sentido do Concílio Vaticano II. D. Celso
21h45 - Orientação da casa
21h50 - Mística da Noite. Diocese de Oeiras
22h00 - Recolhimento.
22h10 - Reunião da Coordenação Geral.
DIA 06 de julho:
06h30 - Despertar
07h00 - Café
07h30 - Oração da Manhã. Diocese de Picos
07h40 - Exposição da conjuntura socioeconômica e religiosa do Piauí.
08h20 - O Concílio Vaticano II e o porquê das urgências na evangelização. Assessor
09h30 - Trabalho em grupo.
10h00 - Lanche
10h20 - Assessor
12h00 - Informes: Juventude e 5ª Semana Social
12h20 - Almoço
14h20 - Oração. Diocese de Parnaíba
14h30 - Assessor
16h10 - Lanche
16h30 - Assessor
17h20 - Informes
17h50 - Entrega da avaliação
18h00 - Eucaristia. D. João - São Raimundo Nonato
19h00 - Jantar
19h50 - Partilhas das Dioceses
21h00 - Informações.
21h50 - Oração da Noite. Diocese de Campo Maior
22h00 - Recolhimento.
22h10 - Reunião da Coordenação Geral.
07 de julho:
06h30 - Despertar
07h00 - Café
07h30 - Missa. Dom Jacinto - Arquidiocese de Teresina
08h30 - Leitura da 1ª versão do Documento: “Luzes para a ação pastoral”.
08h45 - Conclusões do Assessor
09h30 - Síntese da Assembleia
09h40 - Lanche
10h00 - Repasse da 50ª Assembleia Geral. D. João
11h00 - Oração de envio. Diocese de Floriano
11h10 - Encerramento dos trabalhos
12h30 - Almoço
14h30 - Reunião do CONSER

fonte: CNBB NORDESTE IV

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "22ª Assembleia Pastoral de Regional discutirá DGAE à Luz do Concílio Vaticano II"