A CELEBRAÇÃO DO ADVENTO
Como fez para outros tempos do ano litúrgico, o Vaticano II enriqueceu notavelmente de leituras bíblicas o período do Advento. Os três ciclos para os quatro domingos, as leituras cotidianas da missa durante essas quatro semanas, apresentam um tesouro considerável, digno de uma atenta catequese.
O novo calendário romano, no n. 39, cuidou de exprimir o significado do Advento: "O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultaneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos".
Esse significado envolve o lecionário inteiro: a escolha de cada perícope evangélica não só confere a cada celebração seu colorido litúrgico particular, mas determina, pelo menos para os grandes tempos do ano, a escolha das outras leituras ductilmente harmonizadas com ela.
Mais sugestiva que um longo comentário sobre a teologia do Advento é a tabela seguinte:
DOMINGO | Ano | PROFETA | APÓSTOLO | EVANGELHO |
I Esperança vigilante do Senhor | A | As nações se reúnem Is 2, 1-5 | O dia está próximo Rm 13, 11-14 | Vigiai Mt 24, 37-44 |
B | Oxalá Deus descesse Is 63, 16-17.19; | O dia do Senhor 1 Cor 1, 3-9 | Vigiai Mc 13, 33-37 | |
C | O germe de justiça Jr 33, 14-16 | O dia quando vier o Senhor 1 Ts 3, 12 - 4,2 | Vigiai Lc 21, 25-28.34-36 | |
II Advertência de João Batista: Preparai os caminhos do Senhor | A | Sobre ele o Espírito do Senhor - Is 11, 1-10 | As promessas realizadas em Jesus - Rm 15, 4-9 | Preparai o caminho do Senhor - Mt 3, 1-12 |
B | Encher o vale Is 40, 15.9-11 | Céus novos e terra nova 2Pd 3, 8-14 | Preparai o caminho do Senhor - Mc 1, 1-8 | |
C | As colinas eternas serão abaixadas - Br 5, 1-9 | O dia quando vier o Senhor Fl 1,4-6.8-11 | Preparai o caminho do Senhor - Lc 3, 1-6 | |
III Presença dos tempos messiânicos. Alegria. | A | As curas, sinais dos tempos - Is 35, 1-6.8.10 | Paciência até a vinda do Senhor - Tg 5, 7-10 | Curas e Sinais Mt 11, 2-11 |
B | Boa nova aos pobres Is 61, 1-2.10-11 | Alegria pela vinda do Senhor 1Ts 5, 16-24 | Cristo no meio de nós Jo 1, 6-7.19-28 | |
C | Alegria! Deus está em ti Sf 3, 14-18 | Alegria! O Senhor está aqui Fl 4, 4-7 | Vem um mais poderoso Lc 3, 10-18 | |
IV Encarnação do Verbo | A | Uma virgem dará à luz Is 7, 10-14 | Nascido de Davi segundo a carne - Rm 1, 1-7 | Anúncio a José Mt 1, 18-24 |
B | A tua casa para sempre diante de mim 2Sm 7, 1-5,8-12.14.16 | O mistério revelado a todos Rm 16, 25-27 | Anúncio a Maria Lc 1, 26-38 | |
C | Aquela que deve dar à luz Mq 5, 1-4 | Cristo ao chegar diz: Eis-me Hb 10, 5-10 | Anúncio a Isabel Lc 1, 39-48 |
Como se pode notar, os domingos exprimem uma continua progressão partindo do segundo advento, ligado ao último domingo do ano, embora sempre sublinhem o nascimento de Jesus, para chegar à encarnação do Verbo.
O número das perícopes escriturísticas é impressionante e confere à celebração do Advento uma riqueza teológica incomparável. Observe-se a discreta harmonização entre as três leituras do mesmo domingo. Somos pois convidados a ler e a estudar os textos na sua recíproca ligação no âmbito da celebração de um mesmo domingo, mas também na sua ligação com os textos dos domingos seguintes. Basta olhar simplesmente a tabela das leituras na tradição romana, para o leitor tomar consciência de que as leituras do Lecionário do Vaticano II se inspiraram amplamente na escolha dos lecionários precedentes. Mas o lecionário atual propõe também duas leituras próprias para cada dia das quatro semanas do Advento: é mais uma riqueza, que infelizmente nos é impossível comentar aqui. Vamos limitar-nos a oferecer uma brevíssima síntese apenas das leituras dominicais.
A tonalidade de fundo que percorre o 1º domingo é a da espera vigilante do Senhor. Ele anuncia o seu retorno. Devemos estar alertas. As nações se reunirão. O dia está próximo (ciclo A). De fato, esperamos que o Senhor Jesus se revele. Quando vier, tudo será restaurado, o universo e cada um de nós (ciclo B). E preciso vigiar e estar pronto para comparecer de pé diante do Filho do homem. Um germe de justiça se instaurará no fim dos tempos, pelo que devemos estar firmes e irrepreensíveis (ciclo
Se o reino dos céus está próximo, é mister preparar os caminhos. É o tema específico do 2º domingo do Advento. O Espírito está sobre o Senhor e nele as promessas são confirmadas (ciclo A). Preparar os caminhos significa preparar um mundo novo, uma terra nova (ciclo B). Devemos saber ver a salvação de Deus, cobrir-nos como manto da justiça e revestir-nos do esplendor da glória do Senhor (ciclo C).
O 3º domingo apresenta os tempos messiânicos. Deus vem salvar-nos, a sua vinda está próxima, as curas são o sinal da sua presença (ciclo A). No meio de nós está alguém que não conhecemos. Exultamos pela presença de quem está marcado pelo Espírito (ciclo B). Um mais poderoso que João Batista deve chegar. Já está aqui. E esse o tempo da fraternidade e da justiça (ciclo C).
O 4º domingo do Advento anuncia a vinda iminente do Messias. José foi pré-advertido. Uma Virgem conceberá o Filho de Deus, Jesus Cristo, da estirpe de Davi (ciclo A). A noticia é comunicada a Maria. O trono de Davi será firme para sempre. O mistério calado por Deus durante séculos é agora revelado (ciclo B). Também Isabel agora sabe. De Judá sairá aquele que vai reger Israel. Ele vem para cumprir a vontade de Deus (ciclo C).
Extraído do livro
O ANO LITÚRGICO História, Teologia e Celebração
Anámnesis 5, vários autores, ©Paulinas
O ANO LITÚRGICO História, Teologia e Celebração
Anámnesis 5, vários autores, ©Paulinas
ANIMANDO A LITURGIA DO
IV DOMINGO DO ADVENTO
Sentido Litúrgico
No quarto domingo do Advento, lembrando a espera de Maria e José, bendizemos o Pai pela manifestação de seu Filho em nossa carne. O Emanuel, o Deus conosco, vem nos livrar do pecado e da morte e nos introduzir no seu Reino de Vida e de Liberdade.
A Salvação que vem de Deus não é um sonho irreal, mas é sua própria presença, manifestada em seu Filho e envolvendo todas as pessoas que pela conversão aderem a ele.
A terra e toda a humanidade se encontram grávidas do Reino e entram no dinamismo do amor e da fidelidade de Deus que conduz a história do "Menino" e dos que com ele se tornam construtores da justiça e da paz.
Sugestões para a celebração
- Será oportuno, durante a celebração, em momento apropriado, colocar a imagem ou figura de Maria e de José no presépio e, no final da celebração, cantar um hino mariano.
- A cor rosada continua indicando a alegria da espera e da chegada, agora mais próxima.
- Valorizar a participação das mães gestantes e de crianças nos vários momentos da celebração.
- Quem preside a celebração ou uma mulher grávida traz, na procissão de entrada a 4ª vela do Advento, que deverá ser colocada na coroa do Advento, no momento escolhido e acompanhado por um refrão ou frase bíblica ligada à liturgia da Palavra deste domingo.
- Evangelho poderá ser dialogado ou mesmo encenado.
- É bom que a resposta às preces seja cantada, assim como a louvação do Advento (Hinário Litúrgico, p. 73), o Santo, e o Amém final.
- Antes da louvação ou abrindo a Oração Eucarística, a comunidade seja convidada a proclamar as esperanças que animam hoje, a caminhada dos pobres.
- Dar uma bênção especial para as mães gestantes presentes e, a todo o povo, a bênção própria do Advento (p. 519 do Missal Romano).
- Lembrar que no dia 22/12 recordamos Chico Mendes, defensor do meio ambiente.
Extraído do livreto A MELHOR NOTÍCIA DO PAI, CNBB/Paulinas
A coroa do advento
Um símbolo que pode nos ajudar a tornar mais celebrativas nossas liturgias no advento é a grinalda, ou coroa do advento. Ela é feita de um círculo de galhos sempre verdes para simbolizar a natureza infinita do amor do Deus para com todos os povos. Quatro velas são acesas e colocadas no círculo uma a cada semana do advento.
A grinalda tradicional traz três velas roxas e uma quarta, a vela da "alegria" é cor-de-rosa, que é a cor litúrgica da quarta semana desse tempo. Podem também ser usadas velas azuis para enfatizar nossa esperança na promessa de Deus cumprida no nascimento de Jesus. As velas nos lembram a luz de Deus que vem ao mundo para iluminar nossa existência. Elas podem ser trazidas, uma a uma em procissão a cada semana durante a celebração, no início ou na liturgia da Palavra, por exemplo. Ou simplesmente poder ser acesas antes da proclamação do Evangelho. Uma pessoa pode segurar uma das velas enquanto o Evangelho é proclamado. e depois colocá-la na grinalda, antes da homilia. Inclusive o presidente da celebração pode fazer referência a esse gesto no início da homilia, sem se deter em muita explicação, pois a grinalda é um símbolo e todo símbolo não precisa de muitas palavras para ser compreendido, pois muitas vezes "fala" por si e diferentemente a cada pessoa em particular.
Um símbolo que pode nos ajudar a tornar mais celebrativas nossas liturgias no advento é a grinalda, ou coroa do advento. Ela é feita de um círculo de galhos sempre verdes para simbolizar a natureza infinita do amor do Deus para com todos os povos. Quatro velas são acesas e colocadas no círculo uma a cada semana do advento.
A grinalda tradicional traz três velas roxas e uma quarta, a vela da "alegria" é cor-de-rosa, que é a cor litúrgica da quarta semana desse tempo. Podem também ser usadas velas azuis para enfatizar nossa esperança na promessa de Deus cumprida no nascimento de Jesus. As velas nos lembram a luz de Deus que vem ao mundo para iluminar nossa existência. Elas podem ser trazidas, uma a uma em procissão a cada semana durante a celebração, no início ou na liturgia da Palavra, por exemplo. Ou simplesmente poder ser acesas antes da proclamação do Evangelho. Uma pessoa pode segurar uma das velas enquanto o Evangelho é proclamado. e depois colocá-la na grinalda, antes da homilia. Inclusive o presidente da celebração pode fazer referência a esse gesto no início da homilia, sem se deter em muita explicação, pois a grinalda é um símbolo e todo símbolo não precisa de muitas palavras para ser compreendido, pois muitas vezes "fala" por si e diferentemente a cada pessoa em particular.
Fonte: site http://www.psleo.com.br
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